quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

“Capelinha Senhor Bom Jesus”


tela de maria gomes villiA Capela da Enseada está localizada entre a praia e a estrada, na Costa Norte do Município, sendo uma das capelas “de bairro”, no principal acesso de entrada ao município pela Costa Norte, por aonde chegam à alta temporada e durante todo o ano, há uma estimativa de mais de 1.550.000 turistas do Brasil e todo o mundo.
Apesar dos anexos e reformas pode-se reconhecer nesta capela o modelo utilizado nas demais construções religiosas da região do “século XX” – caracterizada por uma fachada – tipo frontão triangular que acompanha as duas águas do telhado, pináculos no fechamento deste frontão e sineiro central.
A proposta de restaurar e revitalizar a Capela da Enseada em espaço Cultural e Turístico, fundamentada na Lei Municipal nº 943/94 que dispõe sobre a preservação das capelas caiçaras e dá outras providências, visa sanar tal carência aproveitando a vista para o mar e a localização privilegiada, margeando a Rodovia Rio-Santos, sendo passagem obrigatória para os que se deslocam para as demais cidades do Litoral Norte e Vale do Paraíba.
Por diversas vezes, tentaram restaurar a “Capelinha”, assim chamada carinhosamente pela comunidade local. E ultimamente a AMBE (Associação de Moradores do Bairro da Enseada) e o ITM (Instituto Terra & Mar) fizeram reuniões para ver o que realmente a comunidade deseja e concluíram que o restauro é a vontade da comunidade, pelo menos da maioria consultada.
Estamos organizados e discutindo a melhor forma de restaurar sem infringir a Lei Municipal n°943/94. Os Profissionais voluntários fizeram vários projetos de restauração para que a comunidade pudesse participar ativamente do restauro depois que a mesma participasse de um Workshop.
Mas estamos aguardando o período das eleições terminarem para retomar as atividades com a comunidade e realizar novas reuniões para decidir alguns itens pendentes. Portanto, o mais importante a ser destacado é que quando há uma comunidade organizada podem-se reivindicar muitas melhorias para o bairro sem que seja necessário partir para a politicagem.

Texto: Cristiane Godoy e Jacqueline Vieira
Pintura feita pela moradora Maria Gomes Vill.
Fonte: Navega Litoral

***



 
Após, um tempo aguardando ansiosamente a resposta do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional sobre o abandono da Capelinha Sr. Bom Jesus tivemos a resposta de que este abandono segundo técnicos do instituto é um desrespeito à cultura e a identidade da comunidade local, uma vez que sua história está sendo deteriorada junto com a capelinha. E que não aconselham réplica, porque segundo os especialistas do IPHAN e os estudos comprovam que não há mais ligação entre a história do povo sem a construção original, perdendo assim, toda a identificação e a memória de um povo.
E agora, o próximo passo, será tentar fazer com que as autoridades reconheçam este parecer do IPHAN e que medidas de restauro sejam realizadas através do corpo técnico da Departamento Histórico de São Sebastião/SP, pois já provamos que a comunidade deseja o restauro, cabe aos nossos representantes se sensibilizarem e tomarem atitudes de verdadeiros representantes dos nossos interesses. Afinal, o que será do futuro sem o passado bem conservado?
 
 

Texto:

Jacqueline Vieira

Membro Voluntário do Instituto Terra e Mar

e do

Movimento Restauro da Capelinha Sr. Bom Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...