sábado, 28 de julho de 2012

O que é Arte Sacra para você - Júlio de Oliveira Filho*


Desde criança convivi com a arte. Minha mãe desde quando me recordo já era pintora de telas a óleo. Lembro me bem do cheiro exalado pelas tintas, terebentina e vernizes. Via e vejo sempre diferenças em suas telas de rostos e paisagens comuns a cenas ou imagens sagradas.
Penso que na arte sacra sempre há algo de sagrado na expressão do artista. O pintor, o escultor, enfim o artista, expressa sua fé em suas obras. Muitas vezes essas obras, tamanha perfeição, grandiosidade e esplendor, nos parece que o Pai em sua benevolência, segura a mão do artista, guiando-o nesse ato de fé.

Cite uma obra que lhe chama a atenção.


Me impressiona a perfeição de detalhes da escultura Pietá de Michelangelo. Toda vez que me encontro com fotos em detalhes me emociono. Logo me vem a mente o a dor da Mãe pela perda e o sofrimento do Filho.

*Julio de Oliveira Filho, 61 anos, restaurador a 12 anos, discípulo de Emiliana Salgado pintora e restauradora a 60 anos, atualizações em vários workshops.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...