sexta-feira, 13 de julho de 2012

Iphan anuncia restauração de igrejas no Centro Histórico - BA




Igreja do Rosário dos Pretos vai receber segunda fase das reformas

A Superintendência Estadual do Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan-BA), anunciou, nesta sexta-feira, 13, que os recursos para as restaurações das igrejas do Rosário dos Pretos e da Conceição da Praia já foram liberados.
De acordo com o Iphan, foram liberados cerca de R$ 500 mil para que seja finalizada a reforma da Igreja do Rosário dos Pretos e para a realização da primeira etapa da reforma na igreja de Conceição da Praia.
“Vamos iniciar imediatamente as obras complementares na Igreja do Rosário dos Pretos, que é uma das mais importantes da Bahia”, afirma o superintendente estadual do Iphan, Carlos Amorim.

Além disso, o Iphan também se responsabilizou pelo início das obras de restauração na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, que passa por sérios problemas estruturais.
O órgão assinou uma ordem de serviço no valor de R$ 800 mil para restaurar o telhado e o forro do templo. “Trata-se de uma obra estruturante muito importante que significa o inicio do conjunto de intervenções a serem realizadas na Basílica da Conceição”, enfatiza Amorim.

História - Erguida pelos escravos, há 326 anos, a Igreja do Rosário dos Pretos abriga uma das primeiras irmandades de negros criadas no Brasil e está entre as mais famosas da capital baiana. Uma das tradições celebradas nesse templo é a festa em louvor a Santa Bárbara, que é comemorada no dia 4 de dezembro. Após mais de dois anos de reforma, a igreja de arquitetura neoclássica, rococó e barroca foi reaberta há três meses, mas ainda necessita passar por outros reparos.
Conhecida como uma das paróquias mais antigas de Salvador, a Igreja da Conceição da Praia, construída em 1623, é dedicada à padroeira do Estado e ponto de partida de grandes cortejos festivos, como o do Senhor Bom Jesus dos Navegantes, Conceição da Praia e de Santa Luzia.
A basílica é tombada pelo Iphan desde 1938, tendo sido edificada pelo primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Sousa. O seu forro, de autoria de José Joaquim da Rocha, é considerado o mais importante do barroco brasileiro, sendo sua restauração importante para o patrimônio nacional.

Fonte: A Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...