sábado, 22 de julho de 2023
Tem início o curso de pós-graduação em História Arte Sacra da Faculdade Dom Luciano Mendes
Iniciaram-se na última segunda-feira, 17 de julho, as aulas da pós-graduação Lato Sensu em História da Arte Sacra (Barroco e Rococó) da Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM). Coordenado pela Professora Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira, o objetivo do curso é apresentar os conteúdos fundamentais da cultura e da Arte Sacra no Brasil, bem como favorecer a compreensão do desenvolvimento histórico da arte e facultar às pessoas a capacidade de compreensão, crítica e conservação do patrimônio.
Entre os discentes, estão pessoas ligadas à educação, ao patrimônio e à parte religiosa, como padres e seminaristas, além da presença de outras áreas afins. Os discentes demonstraram na apresentação o interesse pela cultura da arte sacra que está tão presente nesta região de Minas, sobretudo, nas cidades de Mariana (MG) e Ouro Preto (MG), onde são perceptíveis a presença significativa historiográfica da arte nas pinturas, esculturas e arquiteturas.
Com três módulos de duração, essa primeira etapa seguirá até o dia 31 deste mês, contemplando aulas teóricas e visitas técnicas em torno da região.
Visitas técnicas
Já na quarta-feira, dia 19, os alunos realizaram visitas técnicas ao Museu Arquidiocesano de Arte Sacra e à Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção, em Mariana. Acompanhados pelas professoras Adalgisa Arantes e Valéria Sávia Tomé França, os discentes puderam perceber elementos importantes artísticos para os ritos e as festas dos séculos passados no próprio templo, com toda a sua riqueza artística e histórica; puderam ainda contemplar muitas peças de culto de grande valor histórico e artístico do museu — que em sua grande maioria possuem função litúrgica nos ritos até os nossos dias.
Outras informações estão disponíveis no site da FDLM: faculdadedomluciano.com.br/
Texto: Nillo da Silva Neto – adaptado
Foto: Magno Silvério Campos (discentes do Curso)
Fonte: Arquidiocese de Mariana
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário