O Museu de Arte sacra de São Paulo convida a todos para o simpósio: “Repensando o Barroco” que ocorrerá em julho de 2023. O Barroco apresenta-se como uma afirmação de determinados valores éticos e estéticos, ligados de forma eminente, embora não exclusivo, à Contra-Reforma católica e ao absolutismo monárquico. Há uma reavaliação decisiva dos elementos realistas, instantâneos e particulares da representação, mas também a atribuição de um estatuto de dignidade e autonomia à faculdade imaginativa, bem como o reconhecimento do papel central à capacidade de persuadir do artista. A atenção às intenções persuasivas da atividade criativa conduz também à afirmação de um ideal retórico da arte, que informa a busca os mais variados elementos expressivos e estilísticos: exagero decorativo, jogos de luz, curvas, busca da sagacidade e da surpresa, a preocupação com o uso simbólico dos temas etc. O barroco diz respeito não apenas à arquitetura, à escultura e à pintura, mas também à música, à literatura e à filosofia, que se desenvolveram de forma característica em cada país.
A arte sacra foi a grande manifestação cultural brasileira nesse período. Iniciada como parte da decoração arquitetônica das capelas e igrejas, representava passagens da bíblia e da vida dos santos. No início apresentava-se com formas simples. Aos poucos, essa arte foi adquirindo desenvoltura, cor, movimento e dramaticidade. Surgiram os primeiros grandes nomes, alguns portugueses, outros mestiços, escravos ou mesmo filhos de escravos, que produziram o primeiro grande movimento da arte brasileira, comumente conhecido como Barroco.
O simpósio organizado pelo Museu de Arte Sacra de São Paulo tem a pretensão de reunir importantes historiadores da arte, historiadores da arquitetura, filósofos, historiadores culturais, teóricos arte e estudiosos da literatura para considerar os contornos específicos do Barroco, especialmente suas relações com a técnica, a imaginária, a iconografia, a alegoria, a decoração e o excesso, o tempo e a história. O evento pretende também pensar a conservação e preservação do patrimônio histórico e artístico que envolva o barroco nacional.
O simpósio realizado em conjunto com a exposição Fé, Engenho e Arte – Os Três Franciscos: mestres escultores na capitania da Minas do ouro, contará com a moderação e a participação de colaboradores do próprio Museu de Arte Sacra de São Paulo. Os participantes terão a oportunidade de trocar experiências e explorar questões específicas do estilo por meio de palestras e exposições de especialistas e pesquisadores. O evento pretende, sobretudo, criar a possibilidade de colaborações, criar visibilidade para trabalhos em andamento e ressaltar temas para pesquisas.
O conteúdo oferecerá embasamento para estudiosos da arte e da cultura, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, musicistas, pesquisadores, professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, profissionais de todas as áreas, estudantes universitários e interessados em geral.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE
REALIZAÇÃO
O evento conta com a realização Museu de Arte Sacra de São Paulo, instituição que guarda um importante acervo da produção cultural brasileira do período barroco. A concepção e a organização do evento conta com as contribuições de Beatriz Augusta Correa Cruz (Museóloga – MAS/SP), Marcos Horácio Gomes Dias (MAS/SP) e Ramón Vieira Santos (MAS/SP).
FICHA TÉCNICA
Coordenação Geral
Beatriz Augusta Correa Cruz (Museóloga – MAS/SP)
Marcos Horácio Gomes Dias (MAS/SP)
Ramón Vieira Santos (MAS/SP)
Apoio Técnico
Célia Regina de Oliveira Leite
Claudio Severino de Oliveira
Herald Silva de Souza
Leandro Matthes Aurelli
Ligia Maria Paschoal Diniz
Luciana Ramos Barbosa
Maria de Fátima Miranda Paulino
Yasmine Machado Lima
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Data: 08 de julho de 2023
Horário: das 08:30h às 17:30h
Valor: R$90,00 (noventa reais) – incluso coffee break e almoço no Museu.
Obrigatório na inscrição fazer a opção do cardápio
Inscrições: https://forms.gle/c9re7M42AXQbaxwh6
Informações: WhatsApp – 11 99466-6662 |
Vagas limitadas: 60
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Metrô Tiradentes
Estacionamento gratuito – Rua Jorge Miranda, 43 – Luz
Os participantes receberão o certificado de participação ao final do evento.
PROGRAMAÇÃO
_08h30 – Boas-Vindas – Chegada e retirada de credenciais na entrada do evento – MAS/SP
_09h00 – Abertura – José Carlos Marçal de Barros (Diretor executivo – MAS-SP)
MESA I – BARROCO: IMAGINÁRIA E IMAGINÁRIO
_09h15 – Dra. Wilma Tommaso – Santa Maria Madalena: heroína da Contrarreforma
– Dra. Karin Philippov – Repensando Aleijadinho sob a luz da estética gótica
– Dra. Lucia de Souza Dantas – Páthos e kátharsis na Estética Barroca
– Debatedora: Ms. Luciana Barbosa
_10h45 – Intervalo
MESA II – BARROCO: MÚSICA E NARRATIVIDADE
_11h15 – Ms. André Guimarães Rodrigo – A música multifacetada do Brasil colônia
– Dr. Paulo Castagna – Da música barroca ao patrimônio musical
– Debatedor: Dr. José Luis Landeira
_12h30 – Almoço (realizado no jardim do museu)
MESA III – BARROCO: AFRICANISMOS E ORIENTALISMOS
_14h00 – Ms. Plinio Freire Gomes – Em busca das fontes: o barroco e a integração entre o clássico e o islâmico.
– Dra. Silveli Maria de Toledo Russo – Elementos estilísticos de cariz luso-oriental reproduzidos no mobiliário do Brasil Colônia.
– Debatedor: Dra. Mirza Maria Baffi Pelliccotta
MESA IV – BARROCO: POVOS ORIGINÁRIOS
_15h30 – Dr. Percival Tirapeli – Atuação do escultor Giuseppe Brasanelli nas Missões Guarani-Jesuíticas: obras em São Miguel das Missões e Misiones Paraguaias.
– Dr. Mateus Nunes – Repensar o informe: hibridismos culturais na arte e na arquitetura do Pará nos séculos XVII e XVIII
– Debatedor: Dr. Marcos Horácio Gomes Dias
_16h30 – Visita à Exposição “Três Franciscos – Mestres Escultores na Capitania das Minas de Ouro” e Apresentação Coral – MAS
_17h30 – Encerramento
Nenhum comentário:
Postar um comentário