segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Moradora de povoado espanhol pinta obras sacras com cores berrantes

Seis anos após 'Ecce Homo', esculturas centenárias são 'restauradas' em Rañadoiro
Fotos de antes e depois da 'restauração' das imagens do povoado de Rañadoiro - DSF / AFP


POR COM AGÊNCIAS

Seis anos após a "restauração" feita pela pintora amadora Cecília Giménez, de 81 anos, do afresco do século XIX "Ecce Homo", assinado pelo pintor Elías García Martínez, em Zaragoza, a Espanha ganha um novo caso de intervenção mal feita sobre uma obra sacra.

Desta vez foi uma moradora do povoado de Rañadoiro, no município de Tineo, nas Astúrias, que pintou três esculturas de madeira dos séculos XV e XVI com cores berrantes. Os três entalhes em madeira retratando a Virgem Maria com o Menino Jesus e Santa Ana, outra de São Pedro, e outra da Virgem com o Menino Jesus, se encontram na capela de Rañadoiro.
Esculturas dos séculos XV e XVI pintadas na capela do povoado de Rañadoiro - DSF / AFP

Autora da "restauração", María Luisa Menéndez, que administra uma tabacaria na localidade vizinha de La Espina, disse ao jornal "El Comercio" que não era pintora profissional, mas as imagens precisavam de pintura: "Pintei as imagens como pude, e os moradores gostaram."

Professor da Escola Superior de Arte do Principado de Astúrias, o restaurador Luis Suárez Saro disse, em entrevista ao "El País", que esculturas poderiam voltar ao seu estado anterior “Se a moradora não tiver lixado a policromia original antes de pintá-las”.


— É preciso saber exatamente como foi o processo, aplicar técnicas de infravermelho e ver se ela simplesmente pintou por cima — observou Saro, que restaurou o conjunto de esculturas a pedido dos próprios moradores em 2003.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...