segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Palestra "A Arte Cusquenha"



Palestra "A Arte Cusquenha"

Museu de Arte Sacra promoverá dia 21 de fevereiro, uma palestra gratuita sobre o tema "A Arte Cusquenha" com Silvana Borges

- HISTÓRIA E SIMBOLOGIA. Breve introdução histórica do domínio espanhol na América Pré-colombiana. O surgimento da Pintura Cusquenha como um tipo de arte religiosa, didática e catequética; seguindo a diretriz imposta pela Coroa de Espanha de converter as almas pagãs da colônia à religião católica e as influências de alguns dos símbolos religiosos das civilizações andinas.
- ICONOGRAFIA E SINCRETISMO. Distanciamento da arte produzida pelos índios e mestiços dos cânones europeus, as diferenças observadas na leitura das imagens produzidas em posição mais estática e sem perspectiva com a inserção de elementos dos costumes e simbologias indígenas. A profusa representação dos arcanjos e a iconografia característica dos Anjos Arcabuceros.
- COLEÇÕES E ESTILOS. Entre as obras cusquenhas estudadas do século XVI ao XIX, apresentação de alguns dos principais artistas da Escola de Cuzco e seus estilos: Mestre de Calarmaca, Basilio Santa Cruz Pumacallao, Antonio Sinchi Roca Inka, Diego Quispe Tito e Marcos Zapata.
- MATERIAIS E TÉCNICAS. Breve introdução ao curso prático de pintura cusquenha apresentando as origens e aplicação dos materiais artísticos utilizados na produção da pintura cusquenha, e suas técnicas: estêncil, moldes, brocateado.

DocenteSilvana Borges é artista plástica e arquiteta especialista em Conservação e Restauro nas áreas de Arte Sacra (pintura e imaginária) e Arquitetura (arte mural), profissional filiada ao International Concil of Museums (ICOM), à Associação Brasileira de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais (ABRACOR) e ao Centro de Estudos da Imaginária Brasileira (CEIB). Ministra palestras e cursos sobre a preservação do patrimônio e técnicas artísticas. Seus trabalhos estão publicados em conceituados catálogos artísticos e coletâneas literárias, recebendo diversas premiações e troféus, presentes em exposições e acervos de países como México, Itália, EUA, França, Espanha, Holanda, Hungria, Portugal e China em uma trajetória de 30 anos de atividades artísticas e literárias.


Data : 21 de fevereiro de 2018 (quarta-feira)
Horário : 15h00Carga horária: 2 horasAtividade gratuitaA inscrição será realizada no dia, por ordem de chegada (50 vagas)Informações: (11) 5627.5393 – mfatima@museuartesacra.org.br
Local: Museu de Arte Sacra de São PauloEndereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes.Estacionamento: Rua Jorge Miranda, 43 (gratuito)
No final da palestra o aluno receberá o certificado de participação

Palestra gratuita sobre a História da Arte Cusquenha dia 21/02/2018 às 15 horas. Início do curso prático dia 01/03/2018 com 8 aulas de duração para desenvolvimento de uma pintura cusquenha, material incluso no valor do curso. 
VAGAS LIMITADAS.


Fonte: Museu de Arte Sacra de São Paulo / Monalisa Conservação e Restauro de Bens Culturais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...