quinta-feira, 6 de julho de 2017

Túmulos de dois santos são visitas imperdíveis em São Paulo


Por Amadeu Castanho



Mosteiro da Luz e Museu de Arte Sacra de São Paulo

A visita a igrejas onde estão corpos de santos costumam ser um dos pontos alto do roteiro de dezenas de milhares de brasileiros que viajam todos os anos para destinos religiosos no Exterior.

Esse tipo de viagem tem importante significado espiritual e cultural. Rezar junto ao túmulo de um santo e poder conhecer mais sobre ele, inclusive vendo de perto objetos que fizeram parte do seu dia-a-dia, é certamente uma experiência inesquecível.

Muitos desses corpos, incorruptos mesmo depois de séculos, são exibidos em esquifes de vidro ou cristal. Outros, estão em túmulos.

Na França, por exemplo, estão o de Santa Terezinha do Menino Jesus, em Lisieux; o de Santa Bernadete, em Nevers; o de São João Maria Vianney, em Ars; ou os de São Vicente de Paulo, Santa Catarina Labouré e Santa Luisa de Marillac, em Paris.

Na Itália, entre os mais visitados estão os de corpos de São Francisco e Santa Clara, em Assis; o de Santo Antonio, em Pádua; o de Santa Rita, em Cascia; o de São Pio de Pietralcina, em San Giovanni Rotondo, além do de São João Paulo II, no Vaticano.

Túmulos de santos no Brasil


Capela da Sagrada Família e Santa Paulina



Nas América, uma única cidade tem o privilégio de abrigar os túmulos onde estão os corpos de dois santos: é São Paulo, onde estão os túmulos de Santo Antonio de Sant´Ana Galvão (o Frei Galvão) e de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus.

Apesar de grande parte dos romeiros que visitam Aparecida e a Canção Nova passarem por São Paulo, infelizmente ainda não poucos os que aproveitam a viagem para fazer suas orações junto aos túmulos desses santos.

Seja por desconhecimento, falta de planejamento ou divulgação inadequada, quem passa por São Paulo a caminho de dois dos mais importantes destinos de turismo religioso do Brasil não estende a visita para pedir a intercessão de Santo Antonio de Sant´Ana Galvão e Santa Paulina.

Isso é uma pena, pois são visitas marcantes que podem ser feitas tanto por quem viaja sozinho, em pequenos grupos ou excursões, sem exigir muito tempo ou gastos significativos.

Frei Galvão

Santo Antonio de Sant´Ana Galvão, o Frei Galvão, está enterrado no Mosteiro da Luz, que ele ajudou a construir e onde viveu a maior parte da sua vida.

Consagrado pelas famosas “pílulas de Frei Galvão”, muito procuradas por mulheres com dificuldades para engravidar ou com problemas na gravidez, o santo está enterrado em um túmulo simples na capela do Mosteiro, que também abriga o interessante Museu de Arte Sacra de São Paulo.

Localizado no bairro da Luz, a pouca distância da movimentada Marginal do Tietê, o Mosteiro fica na movimentada Avenida Tiradentes, a antiga Estrada Real.

Com fácil acesso para ônibus de excursão e estacionamento para os visitantes, o Mosteiro fica bem ao lado da Estação Tiradentes do Metrô, o que facilita bastante o acesso de visitantes.

Esse meio de transporte, aliás, é um dos melhores meios de locomoção para conhecer outros atrativos religiosos de São Paulo, como o Mosteiro de São Bento, a Catedral da Sé, o Santuário e Convento de São Francisco, etc.

Santa Paulina

Primeira santa brasileira, Santa Paulina também está enterrada em São Paulo. Embora o belo Santuário de Santa Paulina, um dos mais visitados do Brasil, fique em Nova Trento, em Santa Catarina, o corpo da religiosa proclamada santa fica na capital paulista, na capela da ordem religiosa fundada por ela.

Seu túmulo está na Capela Sagrada Família e Santa Paulina, que fica na avenida Nazaré, no bairro do Ipiranga, junto à Casa Mãe da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. O local, que fica perto do conhecido Museu do Ipiranga, tem fácil acesso e área de estacionamento.

Além disso, um outro atrativo é o Memorial Santa Paulina, localizado bem ao lado da Capela. Esse interessante memorial reúne muitos dos objetos de uso pessoal e documenta a vida de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...