segunda-feira, 13 de março de 2017

Curso Livre de Douramento e Policromia em Arte Sacra


Em pleno século XXI, Ana Rocha guarda a técnica da Policromia tradicional do Barroco - especialmente a mineiridade de cores sobre as talhas - apresentando-nos critério iconográfico, bom-senso e seu natural aguçamento estético. A madeira antes bruta no cedro rosa substitui-se por uma alvura-de-pluma que o douramento, a carnação e seu particular grafismo (que é sua assinatura) transmutam as então esculturas, em santos, anjos e o próprio Deus". Bruno Tropia, Arquiteto e Urbanista. 
PÚBLICO ALVO: artistas plásticos, restauradores, arquitetos e apreciadores de técnicas tradicionais. 
ONDE: Mariana/MG
PERÍODO: 24 a 29 de Abril de 2017
CONTATO: arq.anarocha@gmail.com 
PÁGINA DO FACEBOOK: ANA ROCHA atelier de arte sacra
Natural da cidade mineira de Mariana, Ana Rocha é arquiteta e urbanista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto e Universidade Técnica de Lisboa. Atualmente, reside em Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, onde mantém seu Atelier de Arte Sacra, cuja técnica da policromia aprendeu em Minas Gerais e desenvolve há mais de uma década; tendo iniciado a tradicional arte através de consagrados escultores mineiros. Hoje, a policromista abrange o trabalho por meio de artistas de fatura erudita e popular, cujas peças encomendadas são provenientes de diversas partes do país. 
O Curso Livre de Douramento & Policromia apresentado em Ouro Preto (2015) e Mariana (2016) ocorrerá novamente na bela cidade histórica de Mariana, em abril desde ano! 
O corrente processo advém do Barroco Europeu e alcançou o Brasil Colonial através da igreja portuguesa em interessantes particularidades observadas nos elementos móveis e integrados das igrejas de vilas e cidades mineiras.Já no século vigente, a policromia para a Arte Sacra, expõe-se em um neo-barroco; este, todavia, reconciliador e com as mesmas qualidades e expressões das peças remanescentes - dando assim, continuidade através da policromia atribuída à Ana Rocha, ao secular trabalho e, indiscutivelmente delicado, diante da genérica arte contemporânea.
Foto Divulgação/Ana Rocha Atelier de Arte Sacra

Fonte: Ouro Preto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...