sábado, 25 de março de 2017

A Anunciação de Leonardo da Vinci

A Anunciação de Leonardo da Vinci é uma das obras sobre as que mais se tem discutido nos últimos anos. Realizada utilizando uma técnica mista de óleo e têmpera sobre uma tábua de madeira de álamo, a obra dataria em torno de 1472 ou 1475.

A obra, que atualmente se encontra na galeria Uffizi, provinha da antiga sacristia de São Bartolomeu como sendo uma das obras de Ghirlandaio. Tal ideia foi aceita durante algum tempo mas logo foram observados certos tons no quadro mais característicos de Leonardo que do próprio Ghirlandaio; na verdade a tese mais aceita hoje em dia é que a famosa pintura da anunciação corresponderia uma obra realizada na oficina De Verrocchio na qual os dois pintores trabalhariam em uníssono sob as ordens do mestre.

A obra representa uma cena religiosa contida no evangelho de são Lucas, a anunciação da Virgem Maria: O Arcanjo Gabriel desce do céu para anunciar à Virgem Maria a sua iminente gravidez por obra do Espírito Santo.

A obra continua os convencionalismos expostos por as anunciações do início do renascimento que se basearam na anunciação de fra angelico: a Virgem aparece à esquerda sentada e mergulhada na leitura, enquanto o anjo que acaba de chegar aparecendo na zona da direita.

Na obra ainda não estão patentes na pintura dos traços mais característicos de Leonardo mas sim que certos motivos preludia a fatura e técnica única deste gênio do renascimento. No anjo se apreciam várias semelhanças com as figuras que Leonardo realiza no batismo de Cristo, e embora o sfumatto típico do autor não está presente nesta anunciação, as asas do anjo foram submetidas a um profundo estudo; Leonardo utilizou para a Representação do arcanjo asas de pássaro, estas foram retocadas e alongadas, posteriormente, uma vez que não compreendeu que o artista Florentino procurava um efeito de dobra" já que o anjo estava pousando no chão.

A Virgem pelo seu lado aparece sentada, seus mantos cobrem o sofá numa atitude pouco prática já que não permitem distinguir claramente as pernas da virgem do sofá, desta vez não se representa uma Maria submissa que aceita o seu destino com resignação. A Virgem levanta uma mão ao modo de saudação enquanto mantém a outra no livro para não perder a sua leitura, é uma mulher renascentista plenamente consciente do seu trabalho como mãe do Salvador.

A disposição voluptuosa de dobras das roupas também é uma das características de Leonardo, os vincos são grandes, pilões e ocupando grande parte do espaço que rodeia a figura.

A cena se desenvolve no exterior - tradicionalmente se realizava em um espaço porticado mas parece que desta vez ele escolheu os jardins do que parece uma vila florentina, embora também podemos encontrar algumas referências arquitetônicas. Ao longe, no fundo do quintal, os primeiros estudos do pintor em torno da perspectiva aérea da paisagem fique coberto por uma névoa ténue.







texto de Reis González 
Fonte: Por amor al arte

<3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...