terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Um verdadeiro tesouro de apenas 341 anos de idade em Niterói

A Igreja da Nossa Senhora da Conceição, localizada na Região Central da cidade, guarda parte valiosa da história do município e revela ter grande valor para o município


Além de ser a única igreja de Niterói a possuir o Relicário da Cruz de Cristo, selado pelo Vaticano, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no Centro, é a única da cidade a possuir um museu de Arte Sacra, onde é possível ver pratarias do século XIX e tochas que eram usadas em procissões. O templo foi matriz por um longo período, durante o qual abrigou a imagem de São João Batista, padroeiro da Cidade, atualmente exposta na Catedral de São João Batista e ao seu lado foi construído o primeiro cemitério do município, mais tarde transferido para o Barreto. A igreja de Nossa Senhora da Conceição comemorou no sábado seus 341 anos, uma das maiores festas religiosas da cidade.

Segundo o professor e sócio do Instituto Histórico e Geográfico de Niterói, Nilson Liguori de Sant’Anna, o mestiço Affonso Corrêa de Pina, conhecido historicamente como Pai Corrêa, foi o responsável pela construção da primeira capela, por volta de 1660. A escritura de doação do terreno, porém, teria sido celebrada em 1671, por herdeiros de Araribóia.

Em 1736 foi instituída a Irmandade da Conceição. De 1819 a 1831 ela foi utilizada como Matriz abrigando, durante todo esse tempo, a imagem de São João Batista, transladada da primitiva igreja de Nossa Senhora das Necessidades, em Icaraí, e depois transferida para a Matriz de São João Batista, no Centro e mais tarde em 1885 a 1886 voltou a ser Matriz provisória, porque a Catedral se encontrava em obras.
A igreja possui sinos da época do império, uma escadaria que contém 100 degraus; à direita do templo, encontra-se uma capela do século XVII, anexa à igreja principal, após as obras de 1710. De acordo com o sacristão Marcelo de Araújo, que está acostumado a contar a história da igreja para os interessados, a principal curiosidade dos visitantes é “o templo possuir duas igrejas sem que haja separação”.
“Geralmente as igrejas são independentes como eram aqui, por isso as pessoas ficam bastante curiosas quando veem”, disse.

“O que surpreende muito o visitante também é o museu de Arte Sacra e o Relicário da Cruz de Cristo. A maioria não imagina que a igreja possui essas riquezas. Acho que deveria ser mais divulgado para que as pessoas possam conhecer a história e até para estudos futuros. Por isso temos a intenção de criar um sítio arqueólogo ao lado do templo, já que muitas coisas já foram descobertas enterradas. Temos um projeto também para o próximo ano de divulgação cultural”, completou.

De acordo com o sacristão, a imagem de Nossa Senhora da Conceição, localizada no templo principal, todo ano recebe um novo manto, que é doado por uma família. No Museu de Arte Sacra é possível ver alguns dos mantos utilizados pela imagem ao longo dos anos. Anualmente também é realizada a cerimônia de coroação da santa. No templo cabem cerca de 230 pessoas.

A igreja de Nossa Senhora da Conceição foi tombada pelo Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural, em dezembro de 1992. Nossa Senhora da Conceição é padroeira das grávidas e da justiça. Interessados em conhecer mais sobre a história da igreja podem visitá-la no primeiro domingo de cada mês de 9 às 11 horas.

Festa – A igreja completou sábado 341 anos, mas as comemorações foram iniciadas desde o dia 25 de novembro. Para encerrar o período de celebrações no dia 09/12 às 11 horas houve uma Santa Missa em Ação de Graças por todos os colaboradores da festa. A estimativa é que ao todo 30 mil pessoas tenham participado da festa religiosa.

Por: Priscilla Aguiar O Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...