quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Catedral Notre Dame de Paris faz 850 anos no dia da Virgem de Guadalupe


PARIS,  (ACI/EWTN Noticias).


A emblemática Catedral de Notre Dame (Nossa Senhora) em Paris, França, vai fazer no próximo dia 12 de dezembro –dia em que a Igreja celebra à Virgem de Guadalupe– 850 anos de construída e 150 de ser restaurada pelo arquiteto francês Viollet-le-Duc.

A construção de Notre Dame na Île de la Cité, uma pequena ilha no centro de Paris rodeada pelas águas do rio Sena durou 180 anos. Começou em 1163 e foi concluída em 1345.

Para este aniversário 850, a iluminação da Catedral foi melhorada, o órgão renovado, foi construída uma plataforma para poder apreciar sua fachada gótica e logo terá novos sinos.

"Durante 850 anos, esta catedral foi um símbolo de beleza, verdade e bondade que atraiu a gerações até aqui", disse Monsenhor Patrick Jacquin, pároco de Notre Dame.

Desde o dia 12 dezembro de 2012 até 24 de novembro de 2013, Notre Dame espera dar as boas vindas a mais de 20 milhões de peregrinos e turistas, mais que a média anual que é de 14 milhões de visitantes.
Para as celebrações por este aniversário no marco do Ano da Fé convocado pelo Papa Bento XVI, já está planejado uma série de concertos, diálogos culturais e religiosos.

No lugar onde está localizada agora a Catedral gótica existiu antes uma catedral românica. Ali mesmo tinha sido edificada a primeira igreja cristã de Paris, a Basílica de Saint-Etienne, projetada ao redor do ano 528.
A catedral foi restaurada por Eugène Viollet-le-Duc e Jean-Baptiste-Antoine Lassus em 1846. Lassus morreu e Viollet tomou o comando da restauração.

A Catedral também é o cenário da famosa novela de Victor Hugo, Nossa Senhora de Paris, que foi publicada em 1831. O livro conta a história de Quasimodo, que se apaixona por uma cigana de nome Esmeralda.

A Catedral foi construída como uma espécie de "Catecismo de pedra" para ajudar aos fiéis a conhecer as verdades de Deus, considerando que a maioria não sabia ler nem escrever na época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...