segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Exposição: "A tradição do Presépio em seus diferentes contextos"

Exposição no Palácio dos Bandeirantes reúne presépios de 13 países

Mostra fica em exibição de 6 de dezembro a 8 de janeiro

Cerca de 30 tipos de presépios de 13 países e obras sacras dos séculos 15, 16 e 17 estarão na mostra "A tradição do Presépio em seus diferentes contextos", de 6 de dezembro a 8 de janeiro, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. Além de apreciar obras como Maternidade, de Lasar Segall, os visitantes poderão montar o seu próprio presépio.

Promovida pelo Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo, órgão vinculado à Casa Civil, a exposição reúne presépios de países do Oriente Médio, Filipinas, Itália, Alemanha, França, África, Brasil, Espanha, Equador, México, Peru, Polônia, Guatemala e Bolívia. A coleção pertence à Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, fundada no ano de 1675, e foi iniciada pelo Frei Estevão Ottenbreit nos anos 1980.

Produzidos de modo artesanal ou industrializado, os elementos da cena do Nascimento de Jesus são feitos com diversificados materiais e técnicas, bem como o estilo e a ornamentação, com características próprias de onde foram produzidos.

A Curadora do Acervo dos Palácios, Ana Cristina Carvalho, destaca que as coleções de arcas, arcazes, oratórios, fragmentos, pinturas da Escola Cusquenha e imagens de esculturas compõem o conjunto de obras sacras que integra o acervo dos Palácios.

"As imagens de anjos, santos e madonas dos séculos XV, XVI e XVII são provenientes do Palácio dos Campos Elíseos (sede do Governo do Estado de 1930 a 1969) e a significativa quantidade de telas cusquenhas foi adquirida para complementar a coleção de mobiliário religioso dos Palácios dos Bandeirantes e Boa Vista, nos anos de 1970", explica a curadora.

A tradição do Presépio
A palavra "presépio" (praesepium), de origem hebraica, significa "manjedoura dos animais" ou "estábulo dos animais". O costume de montar presépio antes do Natal foi iniciado por São Francisco de Assis, que, em 1233, na cidade italiana de Greccio, resolveu fazer uma montagem teatral do Nascimento de Jesus Cristo. Séculos mais tarde, em 1700, esse costume se propagou pelo mundo inteiro, especialmente a partir de Nápoles, onde se tornou motivo de grandes competições e exibições de verdadeiras obras de arte em cenas de Natividade.

A programação completa está disponível no site www.acervo.sp.gov.br.

Serviço

Exposição: "A tradição do Presépio em seus diferentes contextos"
Local: Palácio dos Bandeirantes - Av. Morumbi, 4.500 - São Paulo/SP
Data: de 6 de dezembro de 2011 a 8 de janeiro de 2012
Horário: terça-feira a domingo, das 10h às 17h
Entrada: gratuita
Informações: (11) 2193-8282 ou monitoria@sp.gov.br.
Grupos acima de 10 pessoas: agendamento em monitoria@sp.gov.br.

Do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...