Arte ( do Latim Ars, significando técnica e/ou habilidade) geralmente é entendida como a actividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e ideias, com o objetivo de estimular essas instâncias de consciência em um ou mais espectadores, dando um significado único e diferente para cada obra de arte. (Definição: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte. (Acesso 07 out. 2011)
Na arte, o ser humano se expressa por meio de elementos e símbolos que são transformados culturalmente. A arte está relacionada diretamente com o que vemos, sentimos e escutamos. Dessa forma o homem faz da produção artística caminho para a comunicação, e significação de idéias, sentidos e conhecimento.
Para os gregos a tekné (técnica) era usada para designar os resultados das habilidades motoras nas concepções do fazer artístico. A arte existe com o ser humano. Desde o início serviu como meio de comunicação e expressão de significados próprios, capaz de ilustrar acontecimentos ou buscar antever fatos ou conquistas da imaginária humana. A criatividade torna possível o imaginário, é invenção, trabalho e processo que perpassa o cognitivo e o sensível, ou seja, o ato de criar são necessárias ações como o pensar, organizar, elaborar, sintetizar e executar.
A arte é registro da história da humanidade, sobre as concepções do homem sobre si mesmo e do mundo que o acerca. O fazer artístico é fruto das experiências e interpretação sensorial, intelectual, e emocional da vida em todos os seus aspectos. Possui função transcendente, pois simbolizam estados da consciência humana, abrangendo percepção, emoção e razão. Pode ainda reafirmar valores sociais ou criticá-los. E é indispensável para o desenvolvimento humano desde a infância, pois é uma linguagem que se desdobra em várias outras, com características próprias, propicia mais de um entendimento, e está aberta a novos olhares, percepções, interpretações. Compreende-se a imagem por meio da percepção dos significados articulados, com a forma de expressão do artista e a particularidade do momento que a contemplamos. Neste diálogo a dar um novo significado ao mundo, na perspectiva de re-inventar, reconduzir e reconstruir conceitos dentro da linguagem artística.
O processo de criação não se dá de forma instantânea, mas é um desafio que requer exercício, pensamento e elaboração, construção de metas que possibilitam a expressão artística por meio de uma linguagem. Seu repertório, sua motivação (inspiração), o contexto em que se situa determinam a concepção da obra. Muitas vezes, a arte é coloca a margem em relação às outras áreas do conhecimento, mas é de suma relevância no processo de desenvolvimento do aluno.
O ato de criar é resultado de um processo de interesse, pesquisa, experimentação, contemplação proposto pelo educador aos alunos. Relaciona-se com descobertas, assumindo assim uma trajetória de experimentações. O fazer artístico instiga as pessoas a conhecer, a pensar por meio do conhecimento sensível, embora vivamos em uma cultura que estimula o conhecimento pela razão. Nessas circunstâncias, o ato de criar não é dom, mas processo, um fazer intencional e cultural. E, na condição de processo, recebe estímulos externos e internos.
O movimento entre as potencialidades individuais e as possibilidades culturais demonstra que a criação sustenta-se na própria sensibilidade, e o fazer torna-se a sua materialização ao revelar o produto resultante do trabalho criativo do homem.
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