sábado, 1 de junho de 2013

Conheça a escultura Nossa Senhora das Dores, de Aleijadinho

O projeto Um Pouco de Arte Para a Sua Vida apresenta a escultura barroca de Nossa Senhora das Dores no penúltimo dia da nossa Semana Aleijadinho. 


Conheça a escultura Nossa Senhora das Dores, de Aleijadinho
Crédito: Shutterstock.com
A obra Nossa Senhora das Dores ilustra o penúltimo dia da Semana Aleijadinho do projeto Um pouco de arte para a sua vida na Universia Brasil
 A escultura de Nossa Senhora das Dores abre a Semana Aleijadinho do projeto Um pouco de arte para a sua vida na Universia Brasil. Aleijadinho é o primeiro brasileiro homenageado no projeto e é famoso por suas limitações físicas, que o obrigavam a amarrar suas ferramentas nos punhos para trabalhar em suas esculturas.

A figura retratada é a Virgem Maria, que leva o nome de Nossa Senhora das Dores por conta das sete dores vividas pela mãe de Jesus Cristo nas passagens bíblicas. São elas:

• A profecia de Simeão sobre Jesus
• A fuga da família para o Egito
• O desaparecimento de Jesus durante três dias
• O encontro de Maria e Jesus a caminho do Calvário
• Maria observando o sofrimento e morte do Senhor na Cruz
• Maria recebendo o corpo do filho tirado da Cruz
• Maria observando o corpo do filho ser sepultado

A escultura foi feita em madeira policromada e tem como dimensões 100 x 48 x 34 cm e está exposta no Museu da Arte Sacra em São Paulo.

Nossa Senhora das Dores, de Aleijadinho


Sobre Aleijadinho

 Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho) nasceu em 1730, na Vila Rica. Era filho de um arquiteto português com uma escrava, e começou a desenvolver uma doença degenerativa por volta dos 40 anos de idade e, aos poucos, foi perdendo os movimentos das mãos e dos pés. Por esse motivo, Aleijadinho costumava pedir a um ajudante que amarrasse as ferramentas no seu pulso para conseguir entalhar.
Suas esculturas eram caracterizadas pela religiosidade. Uma das obras mais famosas de Aleijadinho é o conjunto dos Doze Apóstolos, 12 esculturas dispostas pela cidade de Congonhas. Sua obra é considerada barroca, e até genial devido às grandes limitações do escultor. Porém, esse reconhecimento só veio por conta da Semana de Arte Moderna, pois o barroco de Aleijadinho caíra no esquecimento antes desse evento ocorrido em 1922.
A obra mais famosa de Aleijadinho, o conjunto de esculturas da Via Sacra, que representam o caminho de Jesus até a crucificação, é visitado por apreciadores de arte do mundo inteiro e de todas as idades.

Sobre o Barroco

 O Barroco é uma escola artística que se desenvolve no século XVI, após as Reformas Religiosas. A Igreja Católica tinha perdido muito do seu poder, mas ainda dominava a Europa nos pontos de vista políticos, econômicos e religiosos. É nesse contexto que surge o Barroco, mostrando o contraste entre o teocentrismo da Idade Média com o antropocentrismo do Renascimento. As obras barrocas são rebuscadas, detalhadas, sofisticadas e expressam a vida e as emoções do ser humano, sendo marcadas por antíteses (claro e escuro, vida e morte, tristeza e alegria). Na literatura, destacam-se os escritores brasileiros Gregório de Matos e o Padre Antônio Vieira. Porém, o maior representante do Barroco no Brasil foi o escultor Aleijadinho, conhecido por suas esculturas que caracterizam a arte sacra brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...