quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Fundação Pró-Memória promove quatro oficinas gratuitas do projeto “Escola do Patrimônio”

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Foto: Arquivo Giuliano Miranda - RIC/PMI
A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Fundação Pró-Memória, promove quatro oficinas gratuitas. Os cursos fazem parte da parceria da Fundação com o Departamento de História da Unicamp com o projeto de extensão “Escola do Patrimônio”. Esta é a quinta edição do projeto, que reunirá especialistas, profissionais e demais interessados no patrimônio histórico cultural para dialogarem, aprenderem e discutirem acerca do universo dos museus. Os interessados devem fazer a inscrição no link: https://goo.gl/forms/wMmglUpiCNE9rQjE3.
A primeira oficina acontecerá no dia 25 de agosto e abordará o tema: “Os Museus de Arte Sacra: história, arte e religiosidade na construção do conhecimento multidisciplinar”. A segunda será no dia 22 de setembro, com o tema: “Museus históricos – Museu Republicano de Itu e a arquitetura da Cidade’. A terceira será no dia 27 de outubro, com o tema: “Museu Quinzinho de Barros: arquitetura, história e memória 27 de outubro de 2018”. Para encerrar a quarta oficina acontecerá no dia 24 de novembro, e abordará o tema: “Patrimônio Cultural e museus de Indaiatuba”.
Os cursos buscam temas referentes a organização dos “lugares de memória”, que são os Museus, seus acervos, arquitetura e políticas públicas de preservação e gestão patrimonial. Dentro dessa proposta, este ano, a Escola do Patrimônio, propõe debates e reflexão sobre o papel dos museus regionais, sua importância para a história e memória da comunidade em que está inserido, atentando-se para as semelhanças e, também, diferenças existentes entre instituições das cidades paulistas como Indaiatuba, Campinas, Sorocaba e Itu.
A novidade é que as oficinas serão oferecidas nas cidades de Indaiatuba, Campinas, Sorocaba e Itu, com participação de profissionais que atuam diretamente com os museus locais. A Fundação disponibilizará transporte para levar os alunos para as vistas técnicas de tais museus.
Os organismos internacionais, como a Unesco, salienta a importância das ações dos lugares de memória em conjunto, estabelecendo redes de cooperação entre as diversas instituições. Nesse sentido o objetivo final da proposta é estabelecer uma rede de Museus da Região para concretizar tal proposta capitaneada pela Fundação Pró-Memória de Indaiatuba.
Sobre as Oficinas:
Oficina 1: Os Museus de Arte Sacra: história, arte e religiosidade na construção do conhecimento multidisciplinar
Professor: Dr. João Paulo Berto (Historiador com ênfase em Patrimônio Cultural (IFCH/UNICAMP), Especialista em História e Humanidades (DH/UEM) Doutor em História da Arte (IFCH/UNICAMP))
Data: 25 de agosto de 2018
Horário: 9h às 13h - 14h às 16h
Local: Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Campinas - Campinas
Ementa: A oficina pretende abordar a construção e a importância dos Museus de Arte Sacra na salvaguarda dos legados materiais católicos, bem como o papel desempenhado por eles na preservação da história, da memória e das identidades comunitárias. De forma didática, organiza-se o tema em três momentos. No primeiro, será proposta uma incursão sobre a constituição histórica desta tipologia museológica desde a Idade Média à contemporaneidade, na Europa e no Brasil. Acrescenta-se ao estudo as normativas da Igreja Católica sobre a temática, bem como ações públicas e privadas de relevância. Na segunda parte, será realizado um estudo acerca do papel desempenhado por estas instituições na atualidade, analisando-se a formação e as especificidades das coleções e seus alcances conceituais e metodológicos. Por fim, como estudo de caso, propõe-se uma incursão sobre a formação e a atual configuração do Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Campinas, tomando-o como base para exercícios em grupo.
Oficina 2: Museus históricos – Museu Republicano de Itu e a arquitetura da Cidade
Professores: Dr. Francisco Dias de Andrade (Doutorado em História da Arte – UNICAMP) e Aline Antunes Zannata (Doutoranda em Educação – FE/UNICAMP, Mestre em História Cultural – IFCH/UNICAMP, Educadora do Serviço Educativo do Museu Republicano de Itu/USP)
Data: 22 de setembro de 2018
Horário: 9h às 13h - 14h às 16h
Local: Museu Republicano de Itu - Itu
Ementa:
Museu de história: Educação não-formal e Novas Narrativas (Manhã)
Aline Antunes Zanatta
Doutoranda em Educação – FE/UNICAMP, Mestre em História Cultural – IFCH/UNICAMP - Serviço Educativo do Museu Republicano de Itu/USP
O intuito desta oficina consiste em estudar algumas propostas de educação não-formal desenvolvidas pelo Serviço Educativo do Museu Republicano “Convenção de Itu”, extensão do Museu Paulista da Universidade de São Paulo. Portanto, pretendemos refletir sobre como ações de educação não-formal em museus podem trazer à lume outras memórias não monumentalizadas, a partir de pesquisas em História Oral e dos processos curatoriais que levem em consideração os interesses e narrativas dos diversos sujeitos históricos na contemporaneidade.
A arquitetura urbana de Itu, principal vila paulista dos séculos XVIII e XIX (Tarde)
Francisco Dias de Andrade
Doutorado em História da Arte – UNICAMP
A oficina procurará apresentar um panorama da evolução urbanística da vila de Itu nos séculos XVII, XVIII e XIX, relacionando seu desenvolvimento ao surgimento de um padrão arquitetônico singular no contexto da capitania e província de São Paulo. A oficina oferecerá algumas balizas conceituais e historiográficas úteis ao entendimento das questões relacionadas:
- urbs e civitas no Brasil colonial;
- o conceito de decoro na história da arquitetura e do urbanismo;
- A importância das obras públicas na hierarquia urbana tradicional.
Além disso, a oficina buscará fomentar a criação de um repertório tipológico e estilístico da arquitetura do período abordado utilizando-se de exemplares localizados na atual cidade de Itu e suas antigas paróquias filiadas.
Oficina 3: Museu Quinzinho de Barros: arquitetura, história e memória
Professores: Dr. Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus (Pós-doutorado em História Cultural – UNICAMP)
Data: 27 de outubro de 2018
Horário: 9h às 13h - 14h às 16h
Local: Museu Quinzinho de Barros - Sorocaba
Ementa: Museu Quinzinho de Barros: arquitetura, história e memória
O Museu Histórico Sorocabano se instalou definitivamente no Casarão que fica dentro do parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, que foi construído pelos escravos de João de Almeida Pedroso em 1.771. Seu neto João de Almeida Prado, pouco antes de 1.842, vendeu as terras ao Coronel Rafael Tobias de Aguiar, o futuro Brigadeiro Tobias, que, por sua vez, doou para o senhor Francisco Xavier Paes de Barros, o Capitão Chico, quando se tornaram cunhados. Por seguir a regularidade arquitetônica formal, marcada por planta retangular, paredes de taipa de pilão, telhado de quatro águas, cobertura com telhas de canal. alpendre, capela e quarto de hóspedes, tal edificação foi elencada por Luis Saia como um dos exemplares da Casa Bandeirista no simbólico estudo “Notas sobre a arquitetura rural paulista do segundo século”, de 1944. O intuito de tal curso é relacionar tal relevância histórica e arquitetônica do Casarão com a concretização do local como o principal espaço museológico da cidade de Sorocaba.
Oficina: Patrimônio Cultural e museus de Indaiatuba
Professores: Ana Carolina Vigorito (Mestranda em História da Arte – IFCH/UNICAMP)
Data: 24 de novembro de 2018
Horário: 9h às 13h - 14h às 16h
Local: Tulha – Museu Municipal Casarão Pau Preto
Ementa: A oficina tratará dos conceitos básicos relativos ao Museus, Museologia, Patrimônio Cultural, da legislação de proteção e das formas de atuação na área, na esfera federal, estadual e/ou municipal. Traçará os princípios para o reconhecimento do bem edificado, por meio do estudo da história do Museu Municipal Casarão Pau Preto.
Museus de Indaiatuba
1. Museus: conceitos, história, tipologias, relação com a comunidade e política museológica;
2. Procedimentos técnicos (básicos) de museologia: expografia, preservação de acervos, documentação museológica, sistemas de segurança, pesquisa;
3. Agentes de comunidade: Sociedades de Amigos, Consultivo e Voluntariado;
4. Prática: visita aos museus: Museu da Água e Museu Ferroviário de Indaiatuba 

Teto de Renata Lippi A. Lemuchi

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