ROMA - A nova versão do aplicativo web "Closer to Van Eyck" está online , permitindo um olhar atento sobre o artista e sua obra-prima, feita em 1432 com seu irmão Hubert.
Novo conteúdo está disponível na plataforma http://closertovaneyck.kikirpa.be . O site não só permite que você mergulhar em imagens em altíssima resolução do famoso retábulo de Gand , mas também em diferentes estágios de tratamento de conservação e restauro começou em 2012, em seguida, com a capacidade de comparar simultaneamente as primeiras imagens , durante e após a restauração, com uma função de zoom simples .
Todas as etapas do processo de conservação foram documentadas com técnicas fotográficas e científicas de ponta, como radiografias e reflexografia infravermelha, que permitem obter um alto nível de detalhes na pintura e uma resolução de imagem de alta qualidade para 100 bilhões de pixels.
As novas imagens mostram tão perfeitamente o longo processo de redescoberta nas mãos dos restauradores belga Real Instituto do Patrimônio KIK-IRPA, que entre 2012 e 2016 ter eliminado séculos de pintura dos painéis exteriores do retábulo, trazendo para nova vida e nova luz, a pintura original de Van Eyck , com suas cores e volumes, às vezes inesperada.
Deborah Marrow, diretor da Fundação Getty, que, juntamente com a Fundação Gieskes-Strijbis eo governo Flamengo, financia o local mais perto de Van Eyck e a restauração diz: " A nova documentação mais perto de Van Eyck permite que você mergulhar o gênio de artistas. É um presente para os olhos e uma enorme fonte de inspiração para a pesquisa ", diz ele.
Outros parceiros na iniciativa são os Kathedrale Kerkfabriek Sint Baafs (KKSB) de Gent Lukas - Arte em Flandres (LAF) de Gent, Universum Digitalis (UD), em Bruxelas, Visscher & Van Rijckevorsel filmproducties Amsterdam e os Departamentos de Matemática e Eletrônica e Informática na Vrije Universiteit Brussel em Bruxelas.
O tratamento no poliptico continua em painéis internos, sempre em laboratórios instalados no MSK - Museu de Belas Artes de Ghent , aos olhos dos visitantes dos museus. As saias já restauradas podem ser admiradas na Catedral de St. Bavon em Gent , onde o trabalho é historicamente preservado. Um bilhete de 12 euros garante a entrada nos dois sites, incluindo uma visita ao antigo convento em Caermersklooster, onde até 26 de novembro é uma exposição nos primeiros 4 anos de restauração.
Fonte: Arte Magazine
Nenhum comentário:
Postar um comentário