sábado, 11 de novembro de 2017

Divina Bellezza. Alla scoperta dell’arte sacra in Italia


O Vaticano apresenta "Divina Beleza", uma jornada entre os tesouros da arte sacra.
Nos Museus do Vaticano, o lançamento da série de DVD com Alberto Angela, produzido sob a égide de Ctv e Secretaria de Comunicação, em obras principais mantidas em toda a Itália

ANSA - A Capela Sistina


É apresentado como uma das produções audiovisuais mais impressionantes sobre a "arte e a fé" no documentário do território italiano "Divina Bellezza. Descobrindo arte sagrada na Itália " . Esta é uma série de 10 DVDs produzidos sob a égide da Secretaria de Comunicação da Santa Sé, produzida pelo Centro de Televisão do Vaticano e pelo Escritório de Comunicação. Esta manhã (10/11), a apresentação na sala de conferência dos Museus do Vaticano.

É uma jornada surpreendente para descobrir obras-primas em toda a península: verdadeiros tesouros apreciados em todo o mundo ao lado de obras menos conhecidas, embora de grande valor, encontradas na província italiana. A história começa de Roma e da Capela Sistina, atravessa grandes cidades como Florença, Milão, Nápoles e Palermo e atinge a dimensão local envolvendo mais de 30 dioceses e 80 locais dentro de uma rede de colaboração frutífera e sem precedentes que se desenvolveu em torno da projeto proposto pelo Vaticano.

A iniciativa tem a presença de Alberto Angela, protagonista de séries de sucesso como "Descobrindo o Vaticano" e "Descobrindo Museus do Vaticano", bem como o programa "Stanotte a San Pietro", que em dezembro de 2016 bateu recorde em Rai Uno. Desta vez, graças à mesma equipe de produção, o célebre maestro acompanhará o espectador ao longo dos séculos e da beleza, revelando a influência recíproca entre o cristianismo e a arte.

"Essa jornada é um projeto de recuperação da memória, porque não esquecemos que a arte não é simplesmente uma estética, mas se refere à identidade de um povo e uma comunidade", explica Monsenhor Dario Edoardo Viganò, prefeito da Secretaria de Comunicação. Assim, "um grande projeto do ponto de vista educacional, que permite interceptar obras importantes como o Cristo velado, a coroa de ferro de Monza ou algum retábulo, alguns crucifixos especiais ... A beleza parece procurar um horizonte que é um horizonte não imanente, mas é um horizonte que indica ou evoca a presença de Deus ".

Por sua parte, Alberto Angela fala de "uma jornada nas extraordinárias habilidades das gerações que nos precederam". "Muitos", diz ele, "ficaram realmente impressionados com essas ótimas obras de silêncio, porque quando você entra em uma basílica ou uma catedral, mas também em uma pequena igreja, encontre-se e este trabalho. Às vezes, o trabalho é a própria igreja e o pensamento é para as gerações de pessoas que vieram lá, mas também para o uso que foi feito de certas obras ".

O documentário é uma das obras mais completas sobre a arte sacra na Itália, feita com filmagem em tecnologia 4K Ultra Hd. A distribuição é gerida por dois parceiros historiadores da Secretaria de Comunicação: RaiCom e a equipe editorial Gedi que libertarão do próximo 15 de novembro os lotes em formato de DVD em conjunto com as manchetes. Para o roteiro, a fotografia e os diretores foram envolvidos com 19 especialistas que intervêm para acompanhar o espectador neste itinerário que supera todos os limites espaciais e temporais.

Fonte: La Stampa

Veja:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...