domingo, 24 de setembro de 2017

Museu Sacro São José de Ribamar (CE) completa 50 anos com programação cultural, exposição, apresentações musicais e oficinas




Tombado pelo Estado em 1983, o Museu Sacro São José de Ribamar é pioneiro na Arte Sacra no Ceará e abriga acervo com obras datadas dos séculos XVII , XVIII e XIX, com uma diversidade de imagens de santos e de anjos, objetos das procissões religiosas, parâmetros litúrgicos, missais etc, totalizando cerca de 1.400 peças, muitas de notório valor artístico e cultural, que nos remetem ao barroco colonial cearense.

Inaugurado em 27 de setembro de 1967, pelo padre José Hélio Paiva, o Museu de Arte Sacra São José de Ribamar, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado (Secult), completa neste mês 50 anos de uma história que se confunde com a nossa, uma vez que Aquiraz, cidade em que está localizado, foi a “primeira capital” cearense (à época “Vila São José de Ribamar”).

Reconhecendo a contribuição histórica do Museu para o Estado e comemorando os seus 50 anos, o equipamento receberá no próximo dia 29/9, sexta-feira, a partir das 9h, a 7ª edição do Circuito UFC-Arte. Esta é uma realização da Secretaria de Cultura Artística da UFC (Secult-Arte/UFC), desenvolvida em parceria com a Secult. A atividade comemorativa contará com uma extensa programação que contempla oficinas, apresentações musicais e espetáculo de dança. Todos os artistas e professores envolvidos fazem parte dos projetos do Bolsa Arte da Secult-Arte/UFC.

As oficinas de músicas ocorrerão em dois momentos. No turno da manhã, às 10 horas, quando será realizada a Oficina de Técnica Vocal e Canto Coral, ministrada por Gabriel Sintra e Andrey Barbosa. À tarde, a partir das 13 horas, será a vez da Oficina de Prática Compartilhada em Instrumentos de Sopro: realizada pela Banda Sinfônica, ministrada pelo professor Filipe Ximenes. As duas atividades ocorrerão na sala itinerante, no anexo do museu. As inscrições para as oficinas estarão abertas até o dia 27 de setembro, e podem ser feitas através dos formulários disponíveis no site da UFC. Os alunos participantes das oficinas receberão certificados.

O Circuito UFC-Arte conta ainda com uma programação cultural da qual participam as atrações artísticas Grupo Caninha Verde, 4 em foco, Coral do ICA, o Coletivo Danças Urbanas da UFC e a Oficina de Prática Compartilhada em Banda Sinfônica, que ocorrerá no entorno do museu, a partir das 16 horas.


O CIRCUITO UFC-ARTE

O Circuito UFC-Arte desenvolve ao longo do ano letivo uma série de eventos artísticos e culturais que tem como objetivo contribuir para a ampliação do acesso às diversas produções e expressões artísticas realizadas pelos alunos integrantes do Programa de Promoção da Cultura Artística (PPCA). Dessa forma, o Circuito UFC-Arte busca cooperar com a fruição da cultura no estado do Ceará e, consequentemente, com a formação de plateia.

Inaugurado em 27 de setembro de 1967 pelo padre José Hélio Paiva, o Museu de Arte Sacra São José de Ribamar é pioneiro na arte sacra no estado. Sua história se confunde com a nossa, já que Aquiraz foi a “primeira capital” cearense (à época “Vila São José de Ribamar”).

Com obras datadas dos séculos XVII , XVIII e XIX, alusivas à fé do povo cearense, o museu conta com um acervo de mais de 1.400 peças, entre imagens sacras, objetos de procissão, parâmetros litúrgicos, oratórios, alfaias e missais, sendo parte dessas obras deixadas pelos padres jesuítas no Ceará desde o fim do século XVIII.


:. INSCRIÇÕES PARA AS OFICINAS:

Oficina de Técnica Vocal e Canto Coral | 10h | Sala Itinerante do Museu Sacro São José do Ribamar (Aquiraz)


Nessa oficina iremos trabalhar com aspectos teóricos e práticos da técnica vocal voltada para o canto em grupo. Na parte teórica falando um pouco de aspectos fisiológicos da técnica vocal usada para estética coral, e na parte prática através de vocalizes que façam com que o aluno perceba em seu próprio corpo como funciona a técnica. Como repertório adotaremos uso de cânones para que eles compreendam melhor como é o funcionamento do coral e das várias vozes soando ao mesmo tempo e como cada uma delas se completa dentro de cada música.


-> Professores: Gabriel Moura Loiola Dias e Marcos Andrey Barbosa de Sousa.

-> Período de inscrições: 12 a 27 de setembro.

-> Exigências para participação: Ter no mínimo 16 anos.

-> Realização: Dia 29 de setembro (sexta-feira) | 10 horas | Museu Sacro São José do Ribamar (Sala Itinerante)

-> Duração: 2 horas.

-> Formulário de Inscrição: https://goo.gl/MjNcQs

Obs: Inscrição sujeita a limite de vagas. A confirmação será enviada por e-mail.

Oficina de Prática Compartilhada em Instrumentos de Sopro: Banda Sinfônica | 13h | Sala Itinerante do Museu Sacro São José do Ribamar (Aquiraz)

A ​oficina será ministrada pelo professor Filipe Ximenes, do Curso de Licenciatura em Música da UFC. Nesta oficina temos como objetivo possibilitar meios para o desenvolvimento de uma prática musical compartilhada, além disso apresentaremos uma estruturação musical de Banda Sinfônica buscando entender a relação entre os instrumentos. O repertório estudado durante a oficina apresenta uma possibilidade pedagógica que poderá contribuir com a formação de outros grupos a partir das reflexões fomentadas no contexto desta vivência.

-> Professor: Filipe Ximenes

-> Período de inscrições: 12 a 27 de setembro.

-> Exigências para participação: Levar instrumento musical, estante para a partitura e ter alguma experiência com o instrumento.

-> Realização: Dia 29 de setembro (sexta-feira) | 13 horas | Museu Sacro São José do Ribamar (Sala Itinerante)

-> Duração: 3 horas.

-> Formulário de Inscrição: https://goo.gl/rMq1rY

Obs: Inscrição sujeita a limite de vagas. A confirmação será enviada por e-mail.

Link do evento no Facebook: https://goo.gl/q6wpgo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...