quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Inmaculadas (Museo del Prado - Espanha)

Durante 2015 Plácido Arango, ex-presidente do Conselho Real do Museu do Prado, fez uma doação esplêndida de obras ao Museu do Prado, feitas por artistas espanhóis ou com uma muito estreita relação com o país, reservando-se o direito de usufruto. Ainda assim, quatro deles são comumente expostas no Prado e à partir de 4 de outubro, os visitantes terão a oportunidade de desfrutar de um novo conjunto de peças esplêndidas, por artistas como Francisco de Zurbaran, Mateo Cerezo e Juan de Valdes Leal.

Exposição:

Após a generosa doação feita no ano passado Plácido Arango Arias, o Museu do Prado organiza uma nova apresentação especial que, desta vez, reúne o conjunto de obras doadas a uma personalidade temática mais pronunciada, formado pela Imaculada, um dos temas comuns entre os artistas da Idade de Ouro espanhola para expressar ideais sucessivas de beleza feminina.

A seleção destes trabalhos, datado da década de 1630 e 1680, vamos ver como a representação do tema da Imaculada Conceição oscilou entre duas versões: uma que enfatiza a privacidade, meditação e concentração, e apresentando fórmulas barrocas por composições dinâmicas e coloridas. Em exibição os quadros doados ao Prado, muitos de Zurbaran, cuja comparação permite a conhecer as diferentes alternativas iconográficas e composicionais que o pintor foi levantado no início de sua carreira antes da concentração formal e introspecção emocional que entrou no museu em 1956, a partir da doação de Arango é expansivo e é notável para o grande lance de seu manto.

A segunda Inmaculada por Zurbarán datada de 1656, é uma ponte com a rica tradição de sevillanas Concepcionistas nas representações da segunda metade do século XVII e pode ser comparado ao quadro de um dos grandes representantes desta escola, Juan Valdes Leal que, em sua obra, datada de 1682, impede o dinamismo composicional comunicativa e de expansão que são característicos, e compreende um trabalho introspectivo e delicada, que a jovem Maria está rodeado por um contexto teológico elaborado.

Outro foco importante de Concepcionistas, imagens de produção, foi em Madri, que é representada na Inmaculada de Mateo Cerezo, datada por volta de 1660, cujo dinamismo e ampla variedade de cores são características que contribuíram para a o pregresso  dos pintores em Madrid, em uma direção completamente barroca.

Esta exposição apresenta uma nova adição à doação inicial de Plácido Arango. É uma Imaculada de Francisco de Herrera, o Moço, um dos nomes principais em Sevilha e Madrid em a meados do século XVII, embora com um relativamente pequeno catálogo, que é integrado em usufruto, como uma contribuição significativa para as colecções do Prado.

Coincidindo com esta apresentação, o Museu do Prado publicou uma publicação que estudou individualmente as de 26 obras que fazem parte da doação de Plácido Arango e inclui um texto em que a contribuição do todo é avaliado nas coleções do Prado.

A Imaculada Conceição de Francisco Herrera, o Moço
Imaculada ConceiçãoFrancisco de Herrera, o Jovem (1627-1685)Óleo sobre tela, 165 x 105 cm. h. 1670Plácido Arango Arias doação de 2016

Além da doação Plácido Arango

A incorporação desta Imaculada de Francisco Herrera, o Moço, autor de uma das obras-primas da doação (O Sonho de S. José), representa uma contribuição significativa para a coleção do Prado, como não há nenhuma outra obra de Herrera é conhecida tópico concepcionista numa das questão mais freqüentes pelos pintores espanhóis de sua geração.

Neste trabalho, Herrera oferece uma alternativa para os modelos mais comuns da iconografia mariana espanhola na segunda metade do século XVII para representar uma contenção incomum formal, emocional no momento, mas também aparece em alguns Inmaculadas contemporâneas como Valdes Leal.

Ele destaca tanto a nitidez de cor, determinado com base na combinação dos tons de marfim da túnica azul profundo e manto, como a dedicação descritiva e cuidado com que a composição se destina.



Segunda a Sábado das 10:00 às 20:00 h

Domingos e feriados das 10.00 às 19.00 h

FECHADO
1 de Janeiro
1 de Maio
25 de dezembro
HORAS REDUZIDAS
06 de janeiro
24 e 31 de Dezembro
De 10.00 a 14.00 h
Exposição Imaculada:  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...