sexta-feira, 14 de outubro de 2016

IGREJA EM FASE FINAL DE RESTAURAÇÃO



(10/10/2016)


Por Eliene Santos

A Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, patrimônio histórico do distrito de Cachoeira do Brumado, passa pela última etapa de restauro e em breve será entregue a comunidade. Um processo longo e delicado iniciado setembro de 2015 com previsão de término para novembro desse ano. De acordo com o Coordenador de Patrimônio, Lélio Pedrosa Mendes, não é a primeira vez que a Matriz passa por um processo de restauro. “Conforme registro, arquivado no escritório da paróquia, em 1979, ocorreu a repintura dos altares, em 2000 houve a troca do assoalho de madeira, feito pela própria comunidade, e recentemente, em 2009, a troca da rede elétrica, engradamento do telhado, troca do forro e pintura externa”, afirma.

Dessa vez as obras de restauração contemplam os elementos artísticos do retábulo-mor e retábulos Colaterais localizados ao lado da Epístola. “É de suma importância a restauração dos elementos artísticos da igreja, por se tratar de um dos mais belos e originais exemplares da arte do século XVIII, resgatando assim a sua originalidade”, afirma Lélio. De acordo com o coordenador está previsto também a restauração dos Púlpitos e do Arco do Cruzeiro da Matriz.

DESCOBERTAS - Segundo o coordenador e responsável pela obra de conservação e restauração da igreja, Rafael César da Cruz, durante o processo de restauro foram descobertas várias riquezas da policromia original da igreja como os elementos florais nos altares, além de pinturas em estilo chinês encontradas no forro do retábulo que é atribuído a Nossa Senhora do Rosário.

De acordo com Rafael, além da policromia, com a remoção das camadas de tinta foi possível visualizar, também no retábulo que é atribuído a Nossa Senhora do Rosário, um rosário entalhado na mesa, além da imagem de um sagrado coração de Jesus. Outra descoberta interessante foi quando eles realizaram a limpeza debaixo do retábulo-mor e puderam encontrar fragmentos de elementos de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, uma imagem de barro branco que, possivelmente, é do século XVIII. Os fragmentos foram o suficiente para reconstituir o corpo da imagem, faltando apenas a cabeça, que provavelmente será encontrada no mesmo lugar.

FOTO: DIVULGAÇÃO | PREFEITURA DE MARIANA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...