segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Cursos de Pigmentos + Iconografia Cristã (19, 20 e 21 de outubro)



Cursos de Pigmentos + Iconografia Cristã (19, 20 e 21 de outubro) - Espaço Coworking SP - Unidade 1 Paulista, 24 horas certificadas.

Parte 1 - Pigmentos: Ciência e Arte (19/10) - 8 h de curso
Sexta-feira (19/10, de 13 às 21 h)

-Classificação dos Pigmentos
-Técnica de preparação das tintas
-Pigmentos históricos em distintas técnicas de pintura
-Pigmentos sintéticos
-Toxicidade dos Pigmentos

Parte 2: Iconografia Cristã (20 e 21/10) - 16 h de curso
Sábado (20/10, de 9 às 18 h)

Domingo (21/10, de 9 às 18 h)
A Iconografia trata do tema e mensagem da obra de arte em contraposição à sua forma. As pinturas não são feitas simplesmente para serem observadas, mas também lidas; imagens são feitas para comunicar e educar. Nesse curso, será dada ênfase nas iconografias de Jesus, Maria e dos Santos.

-Introdução a Iconografia
-Elementos da Análise de Obras de Arte
-Arte e Cristianismo
-Iconografia: Jesus, Maria e dos Santos.


Docentes:

Isabel Spitz (Curso de Pigmentos):
Pesquisadora, Doutoranda em Química, na Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre em Química (PUC-Rio). Desenvolve pesquisa na área de Química, com ênfase em Química do Estado Sólido/Química Inorgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese inorgânica, reações no estado sólido, caracterização de materiais. Experiência na área de Ensino de Ciências, com trabalhos na área de Ensino de Química e Química aplicada a Arte. Ministrou diversos cursos de Química aplicada a autenticidade e restauro de obras de Arte nas seguintes instituições: UFF, UFRJ, IFRJ e CEFET. Foi Professora do Ensino Médio Integrado ao curso técnico de Informática e Graduação em Física e Engenharia Elétrica do CEFET- NF e recebeu, em 2012, o Prêmio Marie Curie de Produções Científicas pelo trabalho Química e Arte: uma articulação mostrada através de mapas conceituais.

Maiores informações em: http://lattes.cnpq.br/5748412363231522

Bárbara Lopes Buarque (Cursos de Pigmentos e Iconografia Cristã): Pós-graduada em História da Arte Sacra (Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro, FSB-RJ, Brasil), tendo como pesquisa monográfica o tema “O uso da Arte como afirmação do poder papal: uma análise iconográfica da Sala dei Misteri della Fede”; continuação da pesquisa monográfica elaborada na graduação e que contou com análise iconográfica in loco com apoio do Vaticano. Historiadora pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Pesquisadora sobre o uso da arte como afirmação de poder. Atua como restauradora de pintura e vitral. Tem como linhas de pesquisa e interesse: iconografia, iconologia, colecionismo, mercado e autenticidade de obra de arte. Autora dos livros: Apartamento Borgia: o uso da arte como afirmação do poder papal (lançamento em 25 de outubro de 2018) e Do tempo das catedrais aos dias atuais: o vitral na história da arte (lançamento em março de 2019).

Maiores informações em: http://lattes.cnpq.br/6801832255578606


Fonte: ChimicArte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...