quinta-feira, 25 de abril de 2019

III ENTECOR – Encontro Nacional de Tecnologia em Conservação e Restauro



Temos a honra de anunciar o III ENTECOR – Encontro Nacional de Tecnologia em Conservação e Restauro, que ocorrerá entre os dias 29 de Abril a 04 de Maio de 2019, com atividades práticas, palestras e mesas redondas a serem realizadas no campus do Instituto Federal Minas Gerais, no anexo do Museu da Inconfidência, na Fundação de Arte de Ouro Preto entre outros espaços institucionais, religiosos e museológicos situados no centro histórico de Ouro Preto, buscando a interdisciplinaridade e a integração entre os participantes e a comunidade local.
Neste ano, o tema central do evento será a Conservação preventiva de edificações históricas e seus acervos.
Este evento foi criado com a perspectiva de contribuir para a difusão das técnicas tradicionais utilizadas em Ouro Preto, considerado o maior conjunto barroco do mundo, bem como ser um centro de disseminação de conhecimento técnico e tecnológico de conservação e restauro de bens imóveis. Apresenta como objetivos principais: discutir novas tecnologias voltadas para a conservação e restauro; ser espaço de divulgação da produção científica nacional e internacional; qualificar e contribuir para a formação do estudante e do profissional, além de promover o curso, único no Brasil em formação superior direcionado à área de tecnologia em conservação e restauro do patrimônio histórico e artístico edificado.
O evento será realizado pelo Curso Superior de Tecnologia em Conservação e Restauro com apoio das Diretorias de Graduação e Pós Graduação e de Inovação, Pesquisa e Extensão | DIPPE do Instituto Federal Minas Gerais – IFMG campus Ouro Preto.
A Fundação FADEMA participa com recursos próprios provenientes de projeto aprovado via edital federal interno do IFMG. Entre as instituições e organizações que apoiam este evento, estão o Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico – IPHAN, Prefeitura Municipal de Ouro Preto, Fundação de Arte de Ouro Preto – FAOP, Museu da Inconfidência, Escola de Minas – UFOP, Paróquia de Nossa Senhora do Pilar, a Rede TerraBrasil e a Editora Legraphar.
Como parceiro internacional, a Red Ibero-americana PROTERRA estará representada nove membros de diferentes nacionalidades (Brasil, Chile, Colômbia, El Salvador, Equador e Uruguai).
Será realizada pelos membros da Red PROTERRA a exposição fotográfica sobre “Arquitetura de terra na América Latina: as técnicas mistas”, a qual contará em sua abertura com um “conversatório” sobre a arquitetura e construção com terra na América Latina, com enfoque nas técnicas mistas. Além disso, será realizada a mesa redonda “Técnicas de conservação de estruturas e arquiteturas de terra”, com a apresentação das experiências dos representantes da Red PROTERRA neste âmbito.
O professor Dr. Fausto Cardoso Martinez (Universidade de Cuenca – Equador) vai proferir a palestra de abertura sobre o projeto “Ciudad Patrimonio Mundial”. Uma das mesas redondas terá como tema o“Gerenciamento de Risco de edificações históricas” tendo como profissionais debatedores: Jorge Tinoco (CECI), Antônio Claret (Ufop) e três especialistas do assunto, representantes da Escola de Belas Artes da UFMG – CECOR: Willi de Barros Gonçalves, Yacy-Ara Froner e Luis Antônio Cruz Souza. E a palestra “Igreja de Nossa Senhora do Carmo: iconografia, decoro e patrimônio” será proferida no interior da Igreja Nossa Senhora do Carmo pelo Dr. Rodrigo Almeida Bastos.
Como atividades práticas, serão realizadas as oficinas de Ladrilho hidráulico, de Conservação de azulejos, Tsuchikabe (taipa japonesa) e Processos e métodos de levantamento de diagnóstico. Edificações históricas de caráter privado e residencial receberão intervenções de conservação em sua estrutura de madeira e terra –  pau a pique – com orientação e coordenação dos membros da Red Ibero-americana PROTERRA e professores do Curso de Conservação e Restauro IFMG junto aos alunos do curso e a comunidade.
No último dia do evento, sábado, o Diretor do escritório do IPHAN em Ouro Preto, André Henrique Macieira de Souza e Débora Queiroz, coordenadora do PAC Cidades Histórias pela Prefeitura de Ouro Preto, vão conduzir a visita técnica às obras de restauro da Igreja Matriz de Glaura, distrito de Ouro Preto.
Desta forma, pretende-se, por meio das ações aqui propostas, ampliar o campo de visão e atuação dos profissionais, destacando-se a integração e multidisciplinariedade de recursos humanos e de tecnologia no campo da conservação e restauro do patrimônio integrado e edificado.

Fonte: Entecor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...