quarta-feira, 10 de abril de 2019

A Arte Sacra dos estandartes processionais

Loading
 Shawn Tribe, fundador da Revista 'Artes Litúrgicas', destacou em um artigo a beleza de uma peça holandesa de arte sacra do início do século XX: um estandarte processional ricamente bordado com a imagem do Sagrado Coração de Jesus. O autor destacou a beleza da obra e motivou uma reflexão sobre a execução atual dos estandartes, que "feitos apropriadamente, podem estar entre algumas das instâncias mais belas e impactantes da arte têxtil no contexto litúrgico e eclesiástico".
A Arte Sacra dos estandartes processionais 1.jpg

Em contraste, Tribe lamentou que alguns dos estandartes da atualidade se inspiram em um estilo primitivista que diferi de sua capacidade para dignificar a liturgia. "Ditos estandartes sofreram invariavelmente de uma espécie de infantilismo em seu projeto e execução", explicou o especialista, "que faz com que sejam vistos mais como um projeto da Escola Dominical do que como uma obra de arte litúrgica". Mas esta não é a verdadeira identidade dos estandartes processionais.
"As procissões fazem parte das manifestações públicas da Igreja peregrina. O clero e o laicado tem caminhado em comunhão com sua religião e sua Fé", expôs o Diretor assistente do Museu Arquidiocesano de Patrimônio de Bombaim, Índia, Joynel Fernandes. "Um importante aparato de qualquer procissão era sem dúvidas o estandarte. Atuava como a insígnia ou o emblema de um grupo. Frequentemente levava uma imagem bordada ou pintada de um Santo Patrono".
A Arte Sacra dos estandartes processionais 2.jpg

Este é o caso da peça analisada por Tribe, elaborada por H. Fermin no início do século XX. "Este estandarte em particular inclui uma imagem do Sagrado Coração, fundada em grande medida na tradição do renascimento gótico (...), que por sua vez contrasta com o campo branco com cruzes de ouro, ainda rodeado por um belo campo verde adornado com requintados desenhos florais bordados", descreveu o autor. "Também é notável nesta peça, e em muitas outras similares, a paleta belamente refinada que se utiliza; colorido, mas tênue".
"Os estandartes processionais estão vinculados com a heráldica", explica Trevor Floyd, da empresa de ornamentos litúrgicos 'Trevor Floyd & Company'. "Ao longo da história se utilizaram estandartes processionais para reunir os fiéis. Dentro da Igreja, são características predominantes, utilizados como símbolo da Igreja e geralmente são levados em procissão ou colocados dentro do espaço de Adoração". (EPC) 
 Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...