quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Festa de Senhor dos Passos é tema de exposição no Museu Histórico de Sergipe



15/01/2019
15:14:48

A fotógrafa Danielle Pereira retrata a religiosidade e a cultura do povo sergipano através da exposição “Passos da Fé”, aberta nesta terça-feira, 15, no Museu Histórico de Sergipe, localizado na Praça São Francisco, Centro Histórico de São Cristóvão. O público poderá conferir as fotografias até o próximo dia 25 de fevereiro e sentir, através das imagens, o impacto que a religiosidade causa nos fiéis que participam da romaria. A exposição recebe o apoio da Fundação de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fundact).

Passos da Fé está composta por 25 fotografias realizadas durante a tradicional Procissão de Senhor dos Passos, evento religioso que ocorre anualmente em São Cristóvão, durante a Quaresma, atraindo milhares de pessoas de Sergipe e estados vizinhos. Segundo Danielle Pereira, o maior desafio foi traduzir as expressões de fé dos romeiros de Senhor dos Passos através dos cliques.

“Registrar e expressar fotograficamente o cotidiano dessas pessoas, com um olhar diferenciado, é sempre instigante. Busco a origem dessa força, dessa fé e a diversidade da manifestação religiosa, que hoje já é considerada um Patrimônio Cultural do Nordeste”, disse a fotógrafa.

Com oito anos de profissão, Danielle Pereira vem se firmando como um dos talentos da fotografia sergipana, sempre retratando as pessoas mais simples, em momentos singulares de seus cotidianos. “Passos da Fé, por exemplo, mistura história, arte e cultura num mesmo território. Todas as fotos que faço são feitas com o olho, o coração, a cabeça e muito estudo. Amando tudo o que fotografo consigo através das imagens contar histórias, mostrar realidades e expor, na simplicidade, a beleza da vida”, contou Danielle.



Histórico de Exposição

Danielle Pereira nasceu na cidade de Estância (SE) e reside atualmente na cidade histórica de São Cristóvão, onde trabalha na Diretoria de Comunicação da Prefeitura Municipal. Iniciou a trajetória de fotógrafa em 2011, data em que também fez a primeira a exposição, na IV Mostra de Artes do Fêgo, em Aracaju. Soma-se a este primeiro trabalho uma trajetória de mostras e exposições. Acompanhe:

- Candomblé, na 9ª Mostra Pluriartística Novembro Negro, em 2013, Cantinho Cultural dos Correios, em Aracaju.
- Rio Paramopama, exposição na Assembleia Legislativa de Sergipe, em 2013.
- Exposição Água e Meio Ambiente por Inteiro, em 2013, no Museu Histórico de Sergipe, em São Cristóvão.
- Vínculo dos órgãos em 2014, no Museu Histórico de Sergipe, em São Cristóvão.
- A Arte de Ser Mulher, Biblioteca Estadual Epifánio Dórea, em 2015, em Aracaju, na 11ª Mostra Pluriartística Novembro Negro.
- XI Exposição Coletiva Olhares Distintos sobre Pontal da Barra, curadoria de José Aquino, em 2016, no Mirante 13 de Julho, em Aracaju.
- Mostra de Artes do Fêgo, 2012, 2013, 2014 e 2016.
- Exposição Paramopama em Foco, Museu da Polícia Militar de Sergipe, São Cristóvão, 2017 e no Memorial do Poder Judiciário, em 2018.
Exposição Passos da Fé, no Museu de Arte Sacra de São Cristóvão, em 2018.
Museu de Arte Sacra de Laranjeira/SE 2018.

Fotos: Danielle Pereira.

Fonte: Prefeitura de São Cristovão - SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...