segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Austrália promove simpósio sobre preservação da arte e arquitetura sacra


  O Conselho Nacional de Arte e Arquitetura Litúrgicos (NLAAC, por suas siglas em inglês) e o Centro de Liturgia da Universidade Católica Australiana estão promovendo um Simpósio Nacional de Arquitetura Eclesiástica que ocorrerá entre os dias 06 a 08 de fevereiro. O evento terá como foco principal a preservação do patrimônio dos templos católicos do país para as próximas gerações.





"Temos muitas igrejas antigas, muitas delas são importantes historicamente e algumas estão protegidas em uma lista de patrimônio", comentou à Catholic Weekly Harry Stephens, Secretário de NLAAC. "O Simpósio é um evento completamente único: nunca antes houve algo assim na Austrália".

Durante o Simpósio serão apresentadas duas iniciativas de grande importância: as novas normas da Igreja Católica local sobre patrimônio eclesiástico e o lançamento de um catálogo digital de artigos de propriedade da Igreja que inclui edificações, vasos sagrados, vestimentas, livros sagrados, móveis e altares. O texto que consigna as novas normas se intitula 'Adequado para uso sagrado: Administração e renovação de lugares de culto" e representa um avanço na proteção da arte e arquitetura sacra no país.

"Este novo livro e suas diretrizes buscam garantir que não se prejudique o valor patrimonial de nossas igrejas durante qualquer trabalho realizado para que sejam aptas para o uso sagrado", explicou Stephens, que assegurou que o volume complementa o texto normativo sobre construção de templos publicado há três anos. Sobre o catálogo digital, intitulado 'Cultura', o Secretário afirmou que se inspira em iniciativas similares levadas a cabo na Inglaterra.

Stephens destacou a participação de notáveis especialistas no próximo Simpósio como a historiadora e especialista em patrimônio Sophie Andreae e o consultor de design litúrgico norte-americano Richard S. Vosko. "Este Simpósio é para todos aqueles que se preocupam pelos lugares de culto católico, incluídos clérigos, fiéis, arquitetos, artistas, mestres, liturgistas, designers, estudantes de teologia e arquitetura, acadêmicos e qualquer pessoa interessada em arquitetura, arte, artefatos e patrimônio", concluiu. (EPC)

Fonte: Gaudium Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...