por Ana Elisa Rocha - |
A docente, que propõe o Curso de Extensão em História da Arte Sacra na Bahia, desde o início de sua carreira dedicou-se ao ensino de História da Arte, tanto no Curso de História da UCSal, quanto no Curso de Arquitetura e, concursada, na Escola de Belas Artes, ambas da Universidade Federal da Bahia. Continuou a colaborar em pesquisa no Centro de Estudos da Arquitetura na Bahia, se dedicou à pesquisas de História Urbana, razão pela qual foi convidada para colaborar no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social da UCSal. Atualmente também é docente de História da Arte, do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UCSal.
Desde o início de suas pesquisas, dedicou-se a buscar fundamentar seus estudos em documentação manuscrita, impressa, e iconográfica sobrevivente, em arquivos ou museus, edifícios religiosos baianos, nacionais e portugueses, tentando desfazer equívocos ou história derivada do imaginário de outros autores ou o folclore que o imaginário popular agregou à História da Arte, especialmente a sacra, baiana e brasileira. É consenso que a Arte Sacra baiana teve influências europeias, através de Portugal, entretanto, na historiografia europeia se nota a ausência da inclusão da arte sacra das Américas, bem como, nos estudos brasileiros, tampouco, se estabelecem maiores laços mais profundos com a arte sacra da Europa, especialmente quanto às suas origens comuns, no caso, a Contrarreforma Católica do século XVI.
1. Objetivos
Demonstrar que o Concílio de Trento (1545-1563) e as Constituições Primeiras do Arcebispado Bahia (1707) serviram de “programa” da arquitetura e da arte sacra baiana.
2. Objetivos específicos
Tecer considerações sobre a historiografia de arte sacra baiana;
Estabelecer a relação entre as Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia e os cânones do Concilio de Trento, que normatizaram a Contrarreforma Católica, segundo o modelo da Igreja Católica Romana reformada;
Relacionar os modelos arquitetônicos com os modelos romanos e portugueses;
Incluir os móveis, mobiliário e nomenclatura;
Identificar, da mesma forma, os modelos de pintura, escultura, prataria, azulejaria, talha;
Celebrações e arte: missas, coro, rasoura, procissões, sacramentos e enterramentos, etc.
Participação dos leigos nas obras e manutenção dos edifícios religiosos e sua relação com as “coisas” da Igreja. Criação de Irmandades, confraternidades e Ordens Terceiras e seu papel na sociedade baiana.
3. Público alvo
Alunos dos cursos de História, Arquitetura, Artes e interessados, portadores de certificação universitária.
4. Vagas
25 alunos
5. Local
Campus Federação/ UCSal.
6. Carga horária
40 horas
7. Período (aulas aos sábados das 8h às 12h)
Abril: 28,
Maio: 5, 12, 19, 26
Junho: 02, 09, 16
Julho: 07
8. Conteúdo programático
Estilos barroco e rococó. Artistas e oficiais mecânicos
Historiografia da arte sacra baiana. Autorias e atribuições
Cânones do Concílio de Trento e as Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia
cânones relativos aos modelos: arquitetura, escultura, pintura, objetos de culto, etc.
cânones relativos às cerimônias e sacramentos
cânones relativos aos fieis
o Direito Canônico e o papel da Inquisição
Criação do Governo Geral e catequese dos índios
importância dos jesuítas
distribuição das terras e os aldeamentos
importância de Abrantes e período pombalino
expulsão dos jesuítas e “liberdade” dos índios
a educação leiga e religiosa dos meninos e meninas
as famílias, agregados e seus inventário
Pinturas e azulejaria
modelos
autorias, restauros e normas canônicas
hagiografia das ordens religiosas
tetos, painéis, quadros , estandartes, bandeiras
Escultura
modelos
imaginária
restaurações e “modernização”
autorias e atribuições
imagens de roca e de vestir
veneração das relíquias e relicários
Cristo com sua cruz e calvário
procissão como teatro a céu aberto
composição de lugar
os Mistérios da vida de Cristo
sacro-montes
Igreja e Convento de São Francisco (modelo tridentino)
construção e decoração
Primeiro monumento tombado pelo IPHAN
9. Corpo docente:
Profªa Drªa Maria Helena Ochi Flexor
http://lattes.cnpq.br/4600166750512322
10. Certificação
O certificado será emitido pela Universidade Católica do Salvador, encaminhados por meio digital após a conclusão do curso para os alunos que tiveram frequência de 75% da carga horária total do curso.
11. Investimento estimado
Público Externo: R$ 300,00
Comunidade Ucsal (alunos ativos, egressos, docentes e funcionários): R$ 240,00
Obs: O valor refere-se ao curso completo e pode ser parcelado em até 3x pelo cartão de crédito.
Dúvidas ou esclarecimentos:
Tel: (71) 3206-7979
E-mail: extensao@ucsal.br
Inscreva-se
A docente, que propõe o Curso de Extensão em História da Arte Sacra na Bahia, desde o início de sua carreira dedicou-se ao ensino de História da Arte, tanto no Curso de História da UCSal, quanto no Curso de Arquitetura e, concursada, na Escola de Belas Artes, ambas da Universidade Federal da Bahia. Continuou a colaborar em pesquisa no Centro de Estudos da Arquitetura na Bahia, se dedicou à pesquisas de História Urbana, razão pela qual foi convidada para colaborar no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social da UCSal. Atualmente também é docente de História da Arte, do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UCSal.
Desde o início de suas pesquisas, dedicou-se a buscar fundamentar seus estudos em documentação manuscrita, impressa, e iconográfica sobrevivente, em arquivos ou museus, edifícios religiosos baianos, nacionais e portugueses, tentando desfazer equívocos ou história derivada do imaginário de outros autores ou o folclore que o imaginário popular agregou à História da Arte, especialmente a sacra, baiana e brasileira. É consenso que a Arte Sacra baiana teve influências europeias, através de Portugal, entretanto, na historiografia europeia se nota a ausência da inclusão da arte sacra das Américas, bem como, nos estudos brasileiros, tampouco, se estabelecem maiores laços mais profundos com a arte sacra da Europa, especialmente quanto às suas origens comuns, no caso, a Contrarreforma Católica do século XVI.
1. Objetivos
Demonstrar que o Concílio de Trento (1545-1563) e as Constituições Primeiras do Arcebispado Bahia (1707) serviram de “programa” da arquitetura e da arte sacra baiana.
2. Objetivos específicos
Tecer considerações sobre a historiografia de arte sacra baiana;
Estabelecer a relação entre as Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia e os cânones do Concilio de Trento, que normatizaram a Contrarreforma Católica, segundo o modelo da Igreja Católica Romana reformada;
Relacionar os modelos arquitetônicos com os modelos romanos e portugueses;
Incluir os móveis, mobiliário e nomenclatura;
Identificar, da mesma forma, os modelos de pintura, escultura, prataria, azulejaria, talha;
Celebrações e arte: missas, coro, rasoura, procissões, sacramentos e enterramentos, etc.
Participação dos leigos nas obras e manutenção dos edifícios religiosos e sua relação com as “coisas” da Igreja. Criação de Irmandades, confraternidades e Ordens Terceiras e seu papel na sociedade baiana.
3. Público alvo
Alunos dos cursos de História, Arquitetura, Artes e interessados, portadores de certificação universitária.
4. Vagas
25 alunos
5. Local
Campus Federação/ UCSal.
6. Carga horária
40 horas
7. Período (aulas aos sábados das 8h às 12h)
Abril: 28,
Maio: 5, 12, 19, 26
Junho: 02, 09, 16
Julho: 07
8. Conteúdo programático
Estilos barroco e rococó. Artistas e oficiais mecânicos
Historiografia da arte sacra baiana. Autorias e atribuições
Cânones do Concílio de Trento e as Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia
cânones relativos aos modelos: arquitetura, escultura, pintura, objetos de culto, etc.
cânones relativos às cerimônias e sacramentos
cânones relativos aos fieis
o Direito Canônico e o papel da Inquisição
Criação do Governo Geral e catequese dos índios
importância dos jesuítas
distribuição das terras e os aldeamentos
importância de Abrantes e período pombalino
expulsão dos jesuítas e “liberdade” dos índios
a educação leiga e religiosa dos meninos e meninas
as famílias, agregados e seus inventário
Pinturas e azulejaria
modelos
autorias, restauros e normas canônicas
hagiografia das ordens religiosas
tetos, painéis, quadros , estandartes, bandeiras
Escultura
modelos
imaginária
restaurações e “modernização”
autorias e atribuições
imagens de roca e de vestir
veneração das relíquias e relicários
Cristo com sua cruz e calvário
procissão como teatro a céu aberto
composição de lugar
os Mistérios da vida de Cristo
sacro-montes
Igreja e Convento de São Francisco (modelo tridentino)
construção e decoração
Primeiro monumento tombado pelo IPHAN
9. Corpo docente:
Profªa Drªa Maria Helena Ochi Flexor
http://lattes.cnpq.br/4600166750512322
10. Certificação
O certificado será emitido pela Universidade Católica do Salvador, encaminhados por meio digital após a conclusão do curso para os alunos que tiveram frequência de 75% da carga horária total do curso.
11. Investimento estimado
Público Externo: R$ 300,00
Comunidade Ucsal (alunos ativos, egressos, docentes e funcionários): R$ 240,00
Obs: O valor refere-se ao curso completo e pode ser parcelado em até 3x pelo cartão de crédito.
Dúvidas ou esclarecimentos:
Tel: (71) 3206-7979
E-mail: extensao@ucsal.br
Inscreva-se
Fonte: UCSAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário