Imagens da Semana Santa retratam a fé do povo são-joanense – Foto: Júnior Viegas / Divulgação
De acordo com uma das coordenadoras do projeto, Olívia Lombardi, as celebrações da Semana Santa em São João del-Rei são um patrimônio da cidade e a iniciativa visa preservar essa memória. “O livro Piedosas e Solenes estava com a segunda edição esgotada há uns seis anos e as pessoas pediam muito para comprar. Fizemos uma revisão litúrgica do canto gregoriano e do latim e imprimimos ele em quatro volumes e em um formato menor e mais leve”, explica Olívia. O livro estará disponível no Museu de Arte Sacra e na Paróquia de Nossa Senhora do Pilar a partir da próxima sexta-feira, 9, a um custo de R$80.
Lançamento
Ainda no dia 8, está previsto o lançamento da obra Passio Domini. Um livro de fotos com um trabalho mais conceitual com imagens de fotógrafos locais. Além de Olívia Lombardi, Adrianna Neves e Júnior Viegas. “Durante quatro anos acompanhamos as cerimônias da Quaresma e Semana Santa de São João del-Rei. Esse livro de arte não tem fotos que todos estão acostumados a ver”, afirma Olívia. O material também estará disponível a partir da sexta-feira com um custo de R$90.
Exposição e oficina
Os três artistas, que também coordenam o projeto, ainda farão uma exposição fotográfica no Centro Cultural. Olívia Lombardi lembra ainda que no local terá instalação de vídeo e acontecerão oficinas para as crianças aprenderem a fazer asas de anjo. As oficinas serão realizadas aos finais de semana e, na Semana Santa, acontecerá de quinta a domingo.
Site
Ainda compondo o projeto Quaresma e Semana Santa em São João del-Rei foi criado um site próprio da Semana Santa denominado www.semanasantasjdr.com.br . “Nosso objetivo com esse endereço eletrônico é fazer com que todos tenham acesso a essa tradição da nossa cidade e possam conhecer um pouco das cerimonias da Semana Santa. No endereço eletrônico ainda iremos disponibilizar um banco de imagens e também o download gratuito da obra Piedosas e Solenes Tradições de Nossa Terra”, destaca Olívia.
Os parceiros
O projeto, realizado pelo Museu de Arte Sacra, conta com o patrocínio do SESI, por iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI). “Não podemos esquecer também de destacar que para a concretização dessa iniciativa houve uma mobilização grande de todos, paróquias, museus e a gente que está na coordenação. Ver o resultado final de tudo isso é muito gratificante”, finaliza Olívia.
Fonte: Gazeta de São João del Rei
Nenhum comentário:
Postar um comentário