terça-feira, 10 de junho de 2014

Artista argentina trabalha em uma série de pinturas sobre o Papa Francisco

Foto: Mercedes Fariña
BUENOS AIRES,(ACI/EWTN Noticias).

A artista argentina Mercedes Fariña, conhecida por fazer a primeira pintura no mundo sobre o Papa Francisco para dar-lhe de presente, trabalha hoje no oitavo quadro da série que o retrata.

Ate o momento, Mercedes Fariña já fez sete quadros do Papa Francisco, e tenta mostra-lo “em atitude reflexiva, paternal e conciliadora, próximo do seu povo, mediando entre Deus e os homens e convidando sempre à comunhão espiritual, sem distinções e através do exemplo”, conforme explica.

Em diálogo com o Grupo ACI, Fariña revelou o conteúdo da oitava obra da série. Explicou que neste quadro se mostra o Papa “abençoando um menino que guarda em suas mãos uma bola de vidro. Esta bola contém uma pequena igreja que é, nem mais nem menos, a igreja de Nossa Senhora da Misericórdia, onde Jorge Bergoglio recebeu a sua primeira comunhão, no bairro de Flores”.

A pintora argentina contou que “por agora não tenho previsto concluir a série” e que esta marcou a sua carreira artística e a sua vida como católica porque “me aproximou muito mais a Deus, ao colocar o meu trabalho a serviço da mensagem da Igreja, permitindo-me compartilhá-lo com muita gente”.

Fariñas explica que “não pinto o Papa em atitude hierática nem hegemônica. Evito cair em posturas clássicas ou rígidas, das quais pudessem inferir-se conotações de idolatria em torno de sua figura e que, em definitiva, contrastariam totalmente com a humildade e simplicidade que o caracterizam”.

A série completa foi exposta pela primeira vez na Páscoa deste ano na igreja São José de las Flores. “Os fiéis que se aproximavam das minhas obras sentiam a proximidade da imagem do Papa e seus ícones. Sentiam que o Papa estava ali, pessoalmente, junto com eles”, relata.

Mercedes recorda que “a motivação para pintar o novo Papa surgiu aos poucos dias de ter sido eleito. Eu vivo no mesmo bairro onde nasceu Jorge Bergoglio, assim era inevitável não me contagiar da alegria e emoção que se gerou em Flores”. Adiciona que “decidi representar este momento histórico através do meu trabalho, pintando um quadro do novo Papa junto com a sua querida igreja do bairro, a Basílica de São José de Flores, onde descobriu a sua vocação religiosa”.

Depois da boa acolhida das pessoas e do próprio Papa Francisco que esta primeira obra teve, Fariña decidiu realizar uma série pictórica sobre o pontífice. “A ideia principal da série incluía mostrar Francisco junto com diferentes ícones religiosos pelos quais ele guarda especial devoção, assim como junto a diferentes imagens simbólicas citadas em suas homilias”, por isso teve que pesquisar sobre a sua vida, palavras, textos e obras.

“Eu gostaria que meus quadros pudessem ser vistos por todos os fiéis do mundo, por todos aqueles que se reconhecem nas palavras do nosso Papa e que se motivam com o seu exemplo”, comenta a artista. E adiciona que adoraria fazer uma “exposição itinerante, entre as principais capitais do mundo, para poder aproximar a minha arte e a figura de Francisco às pessoas, que tanto precisam de referentes espirituais, do porte e humanidade do nosso pontífice”, e que algumas de suas obras fiquem fixas em algumas igrejas.

Aqui se pode ver a galeria “Habemus Papam” de Mercedes Fariña: www.mercedesfarina.com.ar/habemus-papam

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...