domingo, 17 de fevereiro de 2019

O Artista e Arquiteto Cristtiano Fabris


Cristtiano Fabris

Nascido a 01 de Janeiro de 1976 em Guaporé - RS, é filho de Leo e Elisa Fabris, casado com Karla Verardi e pai de Lucas e Augusto.

Na escola sempre se destacou pelo talento ao desenho. Por intermédio de seu pai aos 15 anos torna-se aprendiz do renomado artista e arquiteto sacro Emílio Benvenuto Zanon, onde permanece durante dois anos desenvolvendo seu talento pelo desenho e pela pintura. De Zanon recebe forte influência religiosa na arte, a qual adota posteriormente em seus trabalhos. Aos 18 anos, sob recomendação de seu mestre, ingressa no curso de Arquitetura da UNISINOS.

Durante o período da faculdade, não havendo no curso de arquitetura uma educação acadêmica mais direcionada a seus anseios artísticos, desenvolve de forma autodidata técnicas de pintura a óleo, acrílica e aquarela, como também o desenho da figura humana.

Em 1998 participa do curso de História em Quadrinhos ministrado no MARGS em Porto Alegre pelo grupo VISIOART. Ao final do mesmo ano recebe um convite que seria decisivo para seu futuro, a pintura da capela Sto. Antônio no distrito Sto. Antônio, Guaporé.

No mesmo ano, em 1999, viaja para Florença, Itália, onde estuda na Accademia Italiana de Desenho, Pintura e História da Arte. Lá estuda principalmente a pintura a óleo e a história da arte renascentista. O contato direto com as grandes obras de mestres italianos, expostas em museus, galerias e principalmente igrejas, reforça mais ainda seu agrado pela pintura sacra.

Em 2002 forma-se Arquiteto e Urbanista pela Unisinos e instala seu escritório de Arquitetura e Urbanismo em Guaporé onde começa a trabalhar com arquitetura comercial e que durante quase uma década projeta e executa mais de uma centena de edifícios residenciais, comerciais e religiosos em diversas cidades do RS, porém sem abandonar o ofício de pintor. É também durante esse período que auxilia seu mestre, Zanon, a projetar e restaurar diversas igrejas, incluindo a catedral de Foz do Iguaçu - PR.

É também neste mesmo ano que começa a produzir charges para o jornal Tribuna da Serra, de Guaporé, e logo em seguida para outros jornais da região, onde se caracteriza por retratar o cotidiano local e os personagens locais.

Em 2006 participa no Rio de Janeiro do Curso de Extensão em Arte Sacra ministrado no Mosteiro de São Bento pelo renomado artista sacro Cláudio Pastro, maior nome da arte sacra brasileira e responsável pela decoração da Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Em 2007 conclui o curso de pós-graduação em Espaço Litúrgico e Arte Sacra pela PUC de Porto Alegre e inicia a pintura da decoração da Vinícola Salton em Bento Gonçalves, trabalho esse que durará 6 anos.

Em 2008 monta parceria com a Ars Sacra, empresa responsável pela reforma e decoração de dezenas de igrejas no Sul do Brasil e onde tem contato com o artista sacro Ir. Renato Koch, de quem receberá forte influência em sua obra. Com esta empresa, executa diversos trabalhos em diversas igrejas e catedrais, destacando principalmente a reforma da Catedral de Montenegro, pintura de painéis para a Catedral de Criciúma – SC e pintura iconográfica da igreja matriz de Ivoti - RS.

Em 2009, com o falecimento de seu mestre, assume na Cristaleria Zanon como responsável artístico na área de criação e execução de vitrais e reforma e decoração de igrejas. Com mais essa incumbência decide dedicar-se exclusivamente à pintura e arte sacra.
Fabricação de Vitrais
Junto à empresa Vitrais e Construtora Zanon executa muitos trabalhos no Brasil, considerando os principais:

   Vitrais da Catedral de Criciúma – SC;
   Reforma interna da Catedral de Toledo - PR e projeto paisagístico do seu entorno;
   Reforma da Catedral de Dourados – MS;
   Vitrais da Catedral de Cachoeira do Sul;
   Vitrais do Santuário Nossa Senhora de Fátima – Porto Alegre;
   Construção do Santuário Bom Jesus de Nova Bassano;
   Reforma e vitrais da igreja matriz de Colorado – PR;
   Reforma da igreja matriz de Sarandi – RS;
   Projeto e construção da Igreja Matriz de Laguna Carapã – MS;
   Vitrais da histórica igreja São Gonçalo do porto em Cuiabá – MT.

De forma autônoma, elaborou diversos outros trabalhos, sendo os principais:
   Projetos do mobiliário litúrgico do Santuário Santo Antônio em Bento Gonçalves e da Catedral de Vacaria;
   Projeto de reforma e decoração da Igreja Santa Tereza em Ibitinga – SP;
   Pintura da igreja São João Batista de Dourados – MS.

****








Conheça mais seu belíssimo trabalho aqui: Cristtiano Fabris

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...