A
restauração da Matriz de Santo Antônio em Ouro Branco conta com etapas
burocráticas e também com a execução de projetos complementares que já
estão sendo concluídos por técnicos e especialistas em restauro de bens
tombados. Além de salvaguardar esse belo exemplar do barroco mineiro,
com medidas preservacionistas como a instalação do sistema de combate a
incêndio, o projeto de revitalização da Matriz possibilitou a
restauração das imagens sacras, a maioria delas esculpidas por artistas
locais movidos pela fé e devoção.
“Agora
faltam apenas os detalhes nos altares, mas as imagens estão
restauradas, com uma policromia revigorada da época quando foram
esculpidas”, esclarece o especialista.
De
acordo com o coordenador do projeto Edilson Nascimento, a obra está em
fase de conclusão. “Trata-se de um grande trabalho em conjunto de
resgate de nossa religiosidade, de nossa fé. Isso me faz acreditar que
podemos fazer sempre algo em benefício da coletividade e que não podemos
desistir no primeiro obstáculo. Com fé e muito trabalho, nossa Matriz
está retomando sua beleza original e terá sistemas de segurança e de
proteção que merece”, afirma Edilson que já coordenou a última
restauração no templo religioso em 1996.
“Aprendi
muito com a vivência dessas duas experiências tanto na parte
arquitetônica quanto na restauração dos elementos artísticos. Ouro
Branco é uma das poucas cidades mineiras que está restaurando obras
atribuídas ao Mestre Ataíde, nossa Matriz é linda. Estamos fazendo a
nossa parte”.
A
obra conta com o apoio do BNDES, CEMIG, Governo de Minas, Governo
Federal e Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tombada como patrimônio
cultural brasileiro em 1949, as intervenções realizadas no monumento são
fiscalizadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico
Nacional (Iphan).
Leonardo
Teodoro, da Paróquia de Santo Antônio, destaca a importância da
iluminação externa da Matriz. “A restauração dos elementos artísticos
ficou excelente esperamos o mesmo para a obra externa como a limpeza e a
pintura do entorno da Matriz. A iluminação externa é precária e não
valoriza a imponência do monumento. Estamos ansiosos para ver o
resultado da iluminação externa”, enfatiza Leonardo.
Fonte: Fato Real
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