terça-feira, 28 de novembro de 2023

SÃO ESTEVÃO, O JOVEM!.( 28 de Novembro)

 


UM SANTO QUE SUBSCITANDO A CONTEMPLAÇÃO NAS IMAGENS SANTAS PARA REFLEXÃO, MORREU NAS MÃOS DOS QUE ODEIAM IMAGENS SAGRADAS.

SÃO ESTEVÃO, O JOVEM!.( 28 de Novembro)

Santo Estevão, o jovem, um dos mártires mais famosos da perseguição iconoclasta, nasceu em Constantinopla. Quando ele tinha 15 anos, seus pais confiaram aos monges do antigo mosteiro de St. Auxentius, não muito longe da Calcedônia.

A profissão do jovem consistia em comprar as provisões. Quando o Egúmeno (Abad) João morreu, Estevão foi escolhido para sucedê-lo. O mosteiro consistia de uma série de celas isoladas, espalhadas na montanha. O novo abade foi criado em uma caverna da cimeira. Aí ele juntou o trabalho à oração: se ocupava em copiar livros antigos.

O imperador Constantino V Coprônimo (718-775) continuou a guerra que seu pai, Leão III Isáurico (675-741), havia declarado às imagens. Seu epíteto pejorativo Kopronymos deriva de kopros (fezes) e onoma (nome). Utilizado pelos defensores das Sagradas Imagens , vinha do fato de ele ter defecado na pia batismal quando estava sendo batizado. Como seria de esperar, encontrou entre os monges a oposição mais forte e contra eles tomou as medidas mais rigorosas. Como estava ciente da grande influência de Estevão,o imperador esforçou-se - sem sucesso algum - para que subscrevesse o decreto promulgado pelos bispos iconoclastas no Sínodo de Hiera do ano 753 (Sínodo espúrio por ser convocado pelo Imperador e não pelo Papa).

Estevão foi levado preso em um navio para um mosteiro de Crisópolis, onde foi julgado. No início, ele foi tratado educadamente, mas depois começaram a maltratá-lo com brutalidade. O santo perguntou-lhes como se atreviam a qualificar de ecumênico um concílio que não tinha sido aprovado pelos outros patriarcas, e defendeu tenazmente a veneração das imagens sagradas. Por isso, ele foi banido para a ilha de Proconeso.

Dois anos depois, Constantino Coprônimo mandou que fosse transferido para uma prisão de Constantinopla. Alguns dias depois, o santo compareceu perante o imperador. Este perguntou-lhe se achava que pisar uma imagem era o mesmo que pisar Cristo. Estevão respondeu: "Certamente que não". Mas logo, pegando uma moeda, perguntou que castigo merecia aquele que pisasse a imagem do imperador que estava nela. A ideia desse crime causou grande indignação. Então Estevão perguntou: “Então é um crime enorme insultar a imagem do rei da terra e não o é jogar no fogo as imagens do Rei dos céus? ”. As respostas do monge abalaram Coprônimo e libertaram sua ira, até que o condenou a ser chicoteado; contudo, sem que mediasse a ordem do imperador, Santo Estevão foi assassinado por um grupo de oficiais no palácio de Constantinopla.

Fonte: Pe. Reinaldo Bento

Nenhum comentário:

Postar um comentário