domingo, 29 de outubro de 2023

MUSEU DE ARTE SACRA REALIZA EXPOSIÇÃO COM PERTENCES DE DOM ANTÔNIO MESQUITA





Para celebrar os 100 anos do nascimento de Dom Antônio de Carlos Mesquita, segundo bispo de São João del-Rei, o Museu de Arte Sacra vem promovendo uma exposição com paramentos litúrgicos, documentos e objetos que pertenceram o sacerdote, falecido em dezembro de 2005, aos 85 anos. O pequeno acervo memorial tem instigado boas lembranças e evangelizado.


Sobre Dom Antônio Carlos Mesquita

Dom Antônio Carlos Mesquita, nasceu na mineira Itapecerica, a 13 de outubro de 1923, filho de Carmelo Mesquita e Maria Blandina Mesquita e tinha dezoito irmãos. Com formação no Seminário de Belo Horizonte, recebeu a Ordem do Presbiterato a 8 de dezembro de 1947, pelas mãos de Dom Cabral, na igreja belorizontina de Nossa Senhora das Dores. Ordenado, foi secretário particular de Dom Cabral, Capelão do Cenáculo e professor no Seminário Coração Eucarístico de Jesus. Em 1951 foi nomeado Vigário de São Sebastião do Oeste. Em agosto de 1953 foi nomeado Cooperador de Nossa Senhora do Pilar em Nova Lima, tendo também, nesse mesmo ano e no seguinte, ocupado o cargo de Diretor Espiritual do Seminário Maior e Menor de Belo Horizonte.

Em 1955 foi nomeado Vigário da Paróquia de Santa Quitéria, em Esmeraldas. Em 1964 passou a exercer o cargo de Vigário da Paróquia de Santa Rita de Cássia, no bairro de São Pedro, em Belo Horizonte. Em 8 de abril de 1974 foi nomeado pelo Papa Paulo VI Bispo Coadjutor e Administrador Apostólico junto a Dom José de Medeiros Leite, em Oliveira, MG, e com a morte do referido prelado, passa, a 6 de março de 1977, a exercer o cargo de segundo Bispo Diocesano da referida cidade de Oliveira.

Sua Sagração Episcopal se dera a 23 de junho de 1974. A 21 de dezembro de 1983 o Papa João Paulo II o transfere para a Diocese de São João del-Rei, em substituição ao falecido Bispo, Dom Delfim Ribeiro Guedes. Dom Antônio tomou posse solenemente como segundo Bispo de São João del-Rei a 19 de março do ano do Senhor de 1984, exercendo com dedicação, competência e, sobretudo, com amor a divina missão episcopal na referida cidade mineira e, em 1996, aposenta-se, retornando, por motivo de saúde, à sua cidade natal, Itapecerica, onde vem a falecer a 19 de dezembro de 2005,aos 82 anos. (Texto do Professor Abgar Campos Tirado)



Nenhum comentário:

Postar um comentário