terça-feira, 24 de outubro de 2023

Concertos de Santo André 2023, a música sacra volta como protagonista






Está tudo pronto para a quadragésima nona edição dos “Concertos de Sant'Andrea”: quatro eventos musicais tradicionais que acontecem nas tardes de domingo de novembro no evocativo cenário da Colegiada de Sant'Andrea, na Piazza Farinata degli Uberti.

“Iniciando” a temporada no domingo, 5 de novembro, estará o jovem organista Gabriele Agrimonti, nascido em 1995, formado pelo Conservatoire National Supérieur de Musique et de Danse de Paris e já dono do precioso instrumento J. Merklin (1881), guardado em a igreja nacional de San Luigi dei Francesi em Roma. Tem a honra de destacar, através de uma programação cativante, que inclui Vivaldi, Puccini e Verdi, e um espaço dedicado à improvisação sobre temas sugeridos pelo público, o grande órgão da Catedral de Empoli.

O segundo encontro, domingo, 12 de novembro, é com Conheça a imagem: perspectivas espirituais: uma sequência musical nascida da colaboração entre Elisa Prosperi (voz) Rodolfo Rossi (percussão) e Sergio Chierici (órgão). Partituras do período barroco justapostas a outras do século XX dialogam constantemente, num caminho que pretende mergulhar no mais profundo da alma humana, através de diferentes expressões de espiritualidade musicadas.

Continua no domingo, 19 de novembro, com o duo composto pela trompa alpina de Carlo Torlontano e pelo órgão de Francesco Di Lernia, que se apresentam em Segnali sonori: uma experiência única e inovadora, proposta através desta combinação tímbrica inédita. O público, acompanhado por melodias ancestrais e sons da natureza, viajará para lugares distantes, capazes de despertar emoções, sentimentos profundos e movimentos da alma perante a magnificência da criação.

A conclusão desta edição, marcada para domingo, 26 de novembro, acolherá um grande concerto sinfónico-coral, com a execução do famoso Requiem em Ré menor para solistas, coro e orquestra de Wolfgang Amadeus Mozart. A última e inacabada obra-prima do gênio de Salzburgo será interpretada por um grande coral composto pelo Coro Santa Cecília e pelos participantes do Laboratório Coral do Centro Busoni: uma experiência educativa e formativa voltada para os jovens da região. Acompanhando a grande equipe vocal estará a Orquestra Sinfônica de Sanremo, dirigida por Giancarlo de Lorenzo.
Este último concerto é dedicado à memória de Dom Giovanni Cavini, Proposto de Empoli de 1972 a 2009 e criador da série "Concerti di Sant'Andrea".

«É sempre uma grande honra compor e apresentar o programa do “Concerti di Sant'Andrea” – afirma Lorenzo Ancillotti, diretor artístico desde 2004 – É uma iniciativa de divulgação musical muito aguardada, cujo eco há muito ultrapassou as fronteiras da cidade, envolver ouvintes vindos de longe. Dado o sucesso de público que se renova a cada ano, podemos também oferecer propostas artísticas originais e inusitadas, como o espetáculo Conheça a imagem: perspectivas espirituais e o duo altamente original composto pela trompa alpina e pelo órgão. Será realmente interessante coletar julgamentos e opiniões." Dom Guido Engels, Proposto, faz-lhe eco: «Estamos orgulhosos de poder oferecer um encontro precioso entre a beleza de um lugar histórico e místico como a Colegiada e o encanto da música. Vivemos um tempo de pressa, de consumo temerário e temos dificuldade em ficar calados: aqui, estes concertos abertos a todos são também uma oportunidade para parar, ouvir e refletir sobre nós próprios.”


O evento “Concertos de Sant'Andrea” é organizado pela Associação de Promoção Social “Mons. Giovanni Cavini” e pelo Centro de Estudos Musicais “Ferruccio Busoni”, com o apoio do Ministério da Cultura, da Região da Toscana, da Cidade Metropolitana de Florença, o Município de Empoli, a Fundação CR Firenze e vários patrocinadores privados.
Os concertos terão início às 16h00, com entrada gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário