sexta-feira, 20 de outubro de 2023

A arte de Gaudioso em Fátima: o escultor de Vibo entre os protagonistas de uma exposição internacional


O profissional originário de Zungri representará a província de Vibo com uma de suas obras no âmbito do evento de arte sacra realizado no Museu da Consolata, evocativo local de peregrinação: «Orgulho de falar da minha arte além das fronteiras nacionais»

Giusy D’ Angelo15 de outubro de 2023 


A arte do escultor Gaudioso



Um colectivo de arte sacra que atrai profissionais de todos os cantos da Europa e não só. Em Fátima, Portugal, será realizada uma importante exposição internacional dedicada a Nossa Senhora com a presença de artistas de diversos países. O evento, que acontecerá no Museu Consolata – Arte Sacra e Etnologia, contou com forte apoio de Mattea Micello , crítica de arte e curadora da exposição. O evento será realizado de 4 de novembro a 7 de janeiro.A província de Vibo Valentia também estará representada graças à presença do escultor zungriano Tonino Gaudioso que participará com uma das suas criações mais evocativas, uma maternidade. Gaudioso é o único artista da região de Vibo a ter acesso ao importante encontro com a arte e a fé.


A exposição em Portugal

O local é dedicado à história e cultura da região, bem como à devoção a Nossa Senhora de Fátima. É um local de peregrinação para muitas pessoas ao redor do mundo e também um local de aprendizagem e descoberta. O museu foi fundado no início do século XX por missionários da Consolata, que dedicaram o seu tempo e recursos à preservação da cultura e da história da região. O museu está dividido em duas secções: a secção de arte sacra e a secção de etnologia. A realização da exposição colectiva neste contexto de prestígio apenas promoverá a arte de Gaudioso muito além das fronteiras da Calábria. A presença do profissional da Vibo foi fortemente desejada pelo curador Micello devido às características artísticas altíssimas em relação à criação das obras sacras. Gaudioso, aliás, está entre os escultores mais apreciados da Calábria pela criação de obras sacras. Entre as suas últimas encomendas, lembramos a imponente estátua da Madonna della Fontana localizada na entrada de Spilinga. Obra com aproximadamente 2 metros de altura, em mármore de Carrara.
Tonino Gaudioso

A satisfação de Gaudioso

A emoção antes do evento é grande: «Tenho cada vez mais orgulho de ter mergulhado neste esplêndido mundo da escultura. Apesar dos enormes sacrifícios, é um setor que me dá muita satisfação.Entre as emoções mais fortes, a participação nesta exposição colectiva de arte sacra em Fátima".

Uma oportunidade de se dar a conhecer e ao mesmo tempo enriquecer a sua formação profissional e humana: «A minha escultura terá a oportunidade de me representar a nível artístico e de contar a minha inclinação natural para a escultura figurativa italiana, muito ligada a um mundo clássico que, no que me diz respeito, nunca ficará em segundo plano. É um trabalho em resina vítrea e terracota. Após a exposição irei doá-lo ao Museu, aliás é minha intenção deixá-lo como presente". A participação no evento em Fátima é cheia de expectativas: «Tenho orgulho de estar entre os artistas convidados e espero que haja mais objetivos a alcançar no futuro. Por esta oportunidade não posso agradecer ao Dr. Micello. Existem todas as condições para tornar único este evento no Museu da Consolata."


Nenhum comentário:

Postar um comentário