segunda-feira, 3 de julho de 2023

A iconografia da deesis na catedral de Hagia Sophia em Kiev na Ucrânia

 





Na arte bizantina e, depois, no mundo ortodoxo, a deesis ou deisis (em grego: δέησις; oração ou súplica) é um tipo iconográfico do Cristo Pantocrator entronizado, carregando um livro, e ladeado pela Virgem Maria, por São João Batista e, às vezes, outros santos e anjos. Maria, João e algumas outras figuras são mostrados voltados para Cristo com as mãos levantadas em súplica em nome da humanidade.
As mais antigas aparecem frequentemente nas vigas ou acima das portas das igrejas ortodoxas. Aqui aparece no arco da cúpula da nave principal da catedral de Hagia Sophia de Kiev, datada do século XI, na Ucrânia (foto 3). Na língua ucraniana é denominada Sobor Sviatoi Sofii (Собор Святої Софії) ou Sofiiskyi sobor (Софійський собор).
Muitas vezes, após completado o iconóstasis(foto 2), havia espaço para mais elementos, ou então havia espaço para deesis "grandes", com figuras de corpo inteiro; assim, o número de figuras foi aumentando, tanto em Império Bizantino como na Rússia. Geralmente a linha da deesis fica acima do nível das portas e abaixo da linha onde estão representadas as Doze Grandes Festas, mas, às vezes, a deesis está acima das Festas, e o Cristo central fica, portanto, acima da porta principal. Logo o padrão usual passou a ser de sete figuras, uma em cada painel, com Cristo no centro e, em ordem de proximidade: à esquerda (à direita de Cristo), Maria, o arcanjo Miguel e São Pedro; à direita, João Batista, o Arcanjo Gabriel e São Paulo. Especialmente nos exemplares russos, vários santos de significado local são frequentemente incluídos atrás das figuras principais, se houver espaço. Na tradição grega, as figuras dos Apóstolos costumam ocupar painéis extras.
A presença de Maria, João e outras figuras é uma das particularidades do Cristo em Majestade ocidental, onde os Quatro Evangelistas ou e seus símbolos são mais comumente incluídos em torno de Cristo. A composição da deesis é também frequentemente encontrada no Ocidente, especialmente nas áreas da Itália com maior intercâmbio com a tradição bizantina, mas também no resto da Europa ocidental e oriental. Fonte: Cyril Mango. Fotos: Wikipedia.

Texto: Elias Feitosa Amorim Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário