terça-feira, 13 de junho de 2023

As preciosas pinturas de Luca Giordano voltam a brilhar com nova luz, entre as joias do Museu do Tesouro de San Gennaro, guardadas na Sacristia da Capela



A partir de 7 de junho, a exposição “Luca Giordano. A restauração dos ramos para a Nova Sacristia” de Laura Giusti, curadora científica do Museu. A exposição é resultado da restauração das quatro obras-primas que o pintor napolitano criou para a Deputação em 1668: a Madonna della Purità, San Giuseppe, Sant'Anna e San Gioacchino. A intervenção, prontamente financiada pela Delegação da Capela Real do Tesouro de San Gennaro, foi realizada por Lithos srl, sob a Alta Supervisão da Superintendência de Arqueologia, Belas Artes e Paisagem do Município de Nápoles, e apoiada por um importante estudo científico e uma aprofundada pesquisa bibliográfica que enriqueceu o conhecimento e os estudos sobre a história do precioso património dedicado à Padroeira.

A exposição, que pode ser visitada até 23 de julho, nasceu de uma ideia de Luciana De Maria, responsável pelo Setor de Cultura da Capela de San Gennaro, e permitirá ver de perto as magníficas obras, expostas de relance , antes de serem realocados para o topo de guarda-roupas de madeira. A iniciativa é a segunda proposta do projeto dedicado às “Exposições Mínimas”, que teve início em setembro de 2022 com a exposição “Tesouros nunca vistos”, que surge da vontade da Deputação e do museu do Tesouro de San Gennaro, dirigido por Francesca Ummarino com curadoria científica de Laura Giusti e direção de D'Uva, para aprofundar, de tempos em tempos, um foco de estudo e pesquisa sobre o patrimônio do Tesouro.

A restauração dos ramos por Luca Giordano permitiu trazer à luz as cores originais das superfícies brilhantes e deslumbrantes das pinturas e, pela primeira vez, deu a oportunidade de examinar de perto as obras, obtendo informações valiosas sobre as técnicas de montagem e execução dos ramos, acrescentando mais uma peça importante ao conhecimento de um dos pintores de maior sucesso da segunda metade do século XVII.

Um grande esforço coral que envolveu toda a organização e actividade científica do Museu que conduziu à publicação de “Luca Giordano. A restauração dos ramos para a Nova Sacristia” graças a D'Uva. O catálogo reúne textos de Francesca Ummarino, diretora do Museu do Tesouro de San Gennaro, Laura Giusti, curadora científica do Museu do Tesouro de San Gennaro e Luciana De Maria, chefe do Setor de Cultura da Capela. Rosa Granato, arquivista da Deputação, editou o anexo, reunindo documentos publicados e inéditos sobre as obras e sobre a Sacristia; Marco Leone de Castris cuidou da bibliografia e sitografia enquanto as fotografias foram feitas por Simone Florena e Lithos srl, o projeto gráfico é de Vanni del Gaudio e a impressão de Officine Grafiche Francesco Giannini &

“A apresentação dos ramos por Luca Giordano é um segundo passo importante no estudo e análise aprofundada do patrimônio da Capela do Tesouro de San Gennaro que estamos realizando com a Deputação e com D'Uva e sobre o qual trabalhamos com uma equipe muito unida. – explica Laura Giusti, curadora científica do Museu do Tesouro de San Gennaro – A intenção é continuar em um caminho de pesquisa que, dependendo das circunstâncias, oportunidades e necessidades, aprofundará um segmento do Museu e da Capela, tornando-o possível descobrir aspectos novos e inéditos que sempre podem vir à tona. O objetivo comum é certamente valorizar e divulgar a riqueza aqui guardada, mas também manter viva a atividade e a investigação científica do Museu, que não é apenas um local de visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário