quinta-feira, 18 de maio de 2023

"O Cálice Inesgotável"

 


Hoje é comemorado o ícone da Mãe de Deus "O Cálice Inesgotável". Este ícone foi revelado na Rússia, em 1878.

Um soldado de Tula estava gastando sua aposentadoria bebendo. Então, uma noite, o santo Barlaão de Serpukhov apareceu para ele em sonho, dizendo que fosse ao mosteiro da Entrada da Santíssima Mãe de Deus no Templo em Serpukhov e que pedisse para rezarem um molieben diante do ícone da Mãe de Deus “O Cálice Inesgotável”.

Como o soldado não tinha dinheiro e não podia andar, ele não deu atenção ao sonho. Porém, o santo apareceu pela segunda e terceira vez. Então, rastejando, o homem foi a aldeia mais próxima, onde ficou na casa de uma senhora. Ela esfregou as pernas dele, que começou a se sentir melhor. No dia seguinte, com o auxílio de bastões, ele retomou sua jornada.

Chegando ao mosteiro, ele descreveu seus sonhos aos monges, porém nenhum deles tinha ouvido falar deste ícone. Mas, um deles lembrou de um ícone onde estava representado um cálice – e na parte de trás constava a inscrição "O Cálice Inesgotável". Após o molieben, o soldado retornou para casa com a saúde restaurada e curado do alcoolismo.

Ainda nos dias de hoje, muitos alcoólatras e suas famílias oram diante do ícone, pedindo ajuda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário