sexta-feira, 21 de abril de 2023

Arte Sacra e sua importância para a Igreja

Imagens são inspirações de fé


A arte religiosa guia os pensamentos dos fiéis, e age sobre os sentidos. Em todo o mundo, obras são criadas para promover o louvor e a glória ao Divino Pai Eterno. As imagens criadas com inspiração religiosa transmitem fé. E o artista que professa a confiança verdadeira no Pai edifica sua obra como um ato próprio de culto à religião. Para compreender melhor a importância da Arte Sacra para a Igreja, o iconógrafo e artista sacro, Walter Welington, explica o que é a arte religiosa.

Qual a diferença entre arte sacra e religiosa?


Walter: A arte sacra tem como objetivo principal estar a serviço da liturgia do culto da missa, elas estão dentro da igreja. Já a arte religiosa é aquela que se tem em casa, e se usa durante as rezas. Sendo assim, todos os utensílios litúrgicos, desde vestimentas e objetos são Arte Sacra. Os ícones, por sua vez, dentro da igreja são chamados de sagrados.

Qual a função da Arte Sacra?

Walter: A função é ajudar as pessoas, mostrando que elas fazem parte do coro angélico. Em união com a comunidade louvar os Santos e a Deus, por meio das imagens.

Qualquer imagem pode ser considerada Arte Sacra?


Walter: Não, o iconógrafo deve ter uma inspiração. As imagens devem ser descritas por meio de uma preparação de jejum, de estar em contato realmente com aquilo que nós estamos fazendo. A iconografia parte de uma tradição, por isso, o artista precisa estar em comunhão com a Igreja e os mandamentos.

Como é o processo para realizar um ícone?

Walter: Os ícones são pintados em madeira. Obrigatoriamente em madeira porque lembra onde a imagem de Cristo foi crucificada. Antes da pintura, a madeira é revestida com tecido que lembra a primeira impressão da imagem de Cristo. Após, pinta-se com gema de ovo, o ato lembra a vida que se rompe como a Ressurreição. Somente a gema é misturada com os pós-coloridos. Todo o processo é natural, para louvar a Deus.

Pode-se ter um ícone em casa?

Walter: O ícone não é para se ter em casa, mas muitos o tem. Isso porque, as pessoas estão sedentas da verdade. E o ícone mostra essa verdade, sem maquiagem, e sim uma verdade. Muitos querem olhar diretamente no olho da imagem e questionar o mistério. A casa deve ser também um lugar de oração, mas não para ter ícones e muito menos o quadro da última ceia para estar na sala de jantar. Afinal, ela tem um peso muito forte na sua mensagem. É indicado para se ter em casa, um belíssimo quadro da Bodas de Caná. Ele retrata um jantar a qual Jesus foi convidado.

Arte Sacra tem um estilo definido?


Walter: Não, principalmente nós católicos não temos algo que defina. Não tem um estilo próprio, pois o Renascentismo, Gótico, Bizantino e Moderno falam ainda hoje com as pessoas. Devendo todos entenderem a mensagem por meio da arte.

Santuário Basílica do Divino Pai Eterno

O Santuário Basílica, em Trindade, tem em suas paredes muitas artes em vitral. Essas não são consideradas Arte Sacra, pois não fazem parte do culto. Mas são imagens belíssimas e podem ser apreciadas por todos.

Fonte: Pai Eterno

Nenhum comentário:

Postar um comentário