terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Santuário de Santa Rita do Passa Quatro faz 100 anos e se destaca com vitrais e esculturas sacras

Construção símbolo da cidade une religiosidade, arte e história.


Por g1 São Carlos e Araraquara






O Santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Rita do Passa Quatro (SP) completou 100 anos. A construção, que é símbolo da cidade, une religiosidade, arte e história.

A igreja Matriz da cidade começou a ser construída há quase 110 anos, em 1913. A primeira etapa – o esqueleto do prédio, ainda sem acabamento - foi entregue em 1º de novembro de 1922. A finalização completa só ocorreu na década de 1950.


Santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Rita do Passa Quatro — Foto: Reprodução EPTV



No interior, há vitrais, pinturas e esculturas sacras, vindas da Europa de navio. A imagem principal de Santa Rita de Cássia veio da Itália. Foi esculpida à mão em Cedro, em estilo barroco alemão. A obra de arte chegou em 1859, anos antes de Santa Rita ser canonizada pelo Papa Leão XIII, em 1.900.


O sino é outra atração da igreja, localizado no campanário, é ouvido por quase toda a cidade.


Santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Rita do Passa Quatro — Foto: Reprodução EPTV


Documentos históricos mostram que a construção custou 14 contos de réis, uma fortuna para a época, que foi financiada por doações e quermesses.


O idealizador da igreja foi o monsenhor Manoel Vinheta, que deixou sua marca em um dos vitrais do santuário, que tem São Manoel.



“Ele quis perpetuar seu nome através do nome do grande santo, São Manuel”, afirmou o atual pároco do santuário, Pe. Hélio Tadeu da Silva.


Santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Rita do Passa Quatro, une arte e religiosidade — Foto: Reprodução EPTV


O título de santuário foi concedido há quatro anos. “Foi reconhecido pelas autoridades eclesiásticas por causa da grande peregrinação que Santa Rita de Cassia atrai”, explicou o padre.


Para a gestora de cultura de Santa Rita do Passa Quatro, Graziela de Cássia Villela, a construção é um grande patrimônio da cidade.


“As pessoas não têm noção da dimensão que esse prédio carrega em termos de arte, de cultura e parte histórica”, afirmou.



Detalhe da parte externa do Santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Rita do Passa Quatro — Foto: Reprodução EPTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário