domingo, 13 de maio de 2018

Arte Cristã

O que é uma Arte Cristã? Existe algum valor ou qualidade que batiza uma obra de arte tornando-a cristã?


© Lawrence Klimecki

Existe, mas pode não ser o que você pensa.

Não é sobre o assunto, o gênero, o estilo, os materiais ou o processo. Não é nem mesmo sobre o tema ou a intenção, é sobre o artista.

"Arte Cristã" é a arte produzida por artistas que são cristãos.

Um cristão, que é um artista, que está bem fundamentado em sua fé, que formou sua consciência nos ensinamentos da Igreja, produzirá a arte cristã. Não importa se é um retrato, uma paisagem, um filme de super-herói ou uma música pop, esse artista produzirá um trabalho consistente com os ensinamentos e valores de sua fé.

Um "artista cristão" é sempre primeiro cristão e depois artista, porque o dom do talento artístico é o dom que lhes foi dado para pregar ao mundo. Isso não significa que o trabalho deva ser pesado em sua mensagem. Muitas vezes é melhor se não for. Flannery O'Connor escreveu uma vez que sentiu que tinha que "se aproximar das pessoas" com sua fé. Se um artista é bem formado na fé cristã, a mensagem cristã permeia seu trabalho, independentemente do meio ou assunto.

Pode um artista cristão produzir um trabalho que não é cristão? Claro que eles podem. Estamos sempre livres para aceitar ou rejeitar a Deus. Um artista que rejeita os ensinamentos da Igreja (embora possamos discutir se eles ainda podem ser chamados cristãos) criará um trabalho que reflete essa visão. É por isso que é tão importante aprender bem a fé. Uma fé que é desinformada, desorientada ou ignorante de seus princípios produzirá um trabalho que distorce a Verdade.

A arte é sempre religiosa por natureza. Toda a vida é inerentemente religiosa. As pessoas podem ou não reconhecer sua natureza religiosa, assim como podem ou não reconhecer seu Criador. E a arte que eles produzem pode ou não ser consistente com suas crenças religiosas. No entanto, toda arte é religiosa. Quer estejamos considerando uma peça, uma pintura ou uma composição, toda arte reflete uma certa cosmovisão, o que equivale a uma certa religião.

Meu conselho para um cristão que tenha dons artísticos e deseje expressá-los seria abrir-se completamente aos ensinamentos de Cristo. Aceite a autoridade de ensino da Igreja que é guiada pelo Espírito Santo. Faça isso e, no entanto, você está inspirado a expressar seus dons, será uma expressão agradável a Deus e aos santos.

este artigo apareceu originalmente em www.DeaconLawrence.org

______________________________________

Pontifex University é uma universidade on-line que oferece um mestrado em Artes Sacras. Para mais informações, visite o site www.pontifex.university

Lawrence Klimecki é diácono na diocese de Sacramento. Ele é palestrante, escritor e artista, refletindo sobre a interseção entre arte e fé e a “jornada do herói” espiritual que faz parte da vida de cada pessoa. Ele mantém um blog em www.DeaconLawrence.org

Fonte: Pontifex University

Nenhum comentário:

Postar um comentário