domingo, 5 de novembro de 2017

Sua paróquia é bonita? Isso importa?

texto:
Pe. Robert McTeigue, SJ |

Dennis Jarvis | CC BY-SA 2.0

Uma criança que andasse em sua igreja olharia ao redor e exclamava: "Deus mora aqui!"?


Você descreveria sua igreja paroquial tão bonita? Tirar o fôlego? Inesquecível? Deseja que você tenha mais tempo para explorar seus tesouros? Se a resposta for "Não", você gostaria que pudesse ser "Sim"? Mais importante: realmente importa se sua igreja paroquial é bonita?

Um sábio jesuíta me disse: "A presença da arte católica na casa não prova nada, mas diz muito; A ausência de arte católico na casa não prova nada, mas diz muito. "Isso é verdade para casas católicas e é verdade para as paróquias católicas. No entanto, a beleza (ou sua ausência) não só "diz muito" - faz muito. As belas artes nutrem a alma, mesmo que nos induzam a fome do Céu, onde a própria beleza reside.

Penso que o nosso mundo enfermo e a Igreja ferida são assim porque nossa necessidade de beleza foi negligenciada. O filósofo Roger Scruton observa: "A beleza está desaparecendo do nosso mundo porque vivemos como se não fosse importante". Conseqüentemente, as igrejas lindas raramente são construídas e as que temos são muitas vezes esquecidas: "As grandes catedrais francesas, tão cheias de beleza e interesse, agora são como baleias lavadas em uma costa alienígena, a fé que os construiu uma luz cintilante ". (Dr. James A. Patrick)

O que devemos fazer? Comecemos respondendo objeções à reação de beleza em nossas igrejas. "Grandes igrejas custam dinheiro - dinheiro que poderia ser usado para cuidar dos pobres!" É verdade. Mas os pobres não precisam de beleza também? Devemos alimentar corpos, mas não almas? E não nos esqueçamos que, nos Estados Unidos, muitas das grandes catedrais foram construídas com centavos (e trabalhistas) de imigrantes pobres que queriam traduzir as glórias de sua herança católica da Europa para a América. Eles estavam errados em ser tão generosos?

A beleza não precisa exigir o custo do material

Existem formas de adorno lindo disponíveis para as nossas igrejas que custam pouco ou nenhum dinheiro. Um exemplo é a música. Nós não precisamos necessariamente de uma orquestra, um coro de ópera e um órgão de 10.000 tubos para música bonita em nossas igrejas. O catolicismo tem um tesouro de música sagrada sublime, simples de cantar e não requer instrumentos. Não podemos pagar algumas partituras? Para diretores de música paroquial, pergunto: você está moralmente certo de que, pelo amor do próximo e pela maior glória de Deus, você aproveitou o melhor da música sacra católica?

Outra forma de beleza que todas as nossas paróquias necessitam desesperadamente, não custa nada, é uma boa pregação. Para meus irmãos que são ordenados para pregar, pergunto: você está moralmente certo de que a homilia que você dará neste domingo é marcada pelo Verdadeiro, o Bom e o Bonito? Haverá alguma evidência em sua homilia de que, por amor ao próximo e pela maior glória de Deus, você investiu seus melhores esforços, sua educação e oração, uma dedicação ao ofício? Ensaiando a retórica, eu preciso que os alunos comecem por recitar a poesia: "Você deve aprender a apreciar o gosto das palavras. Você deve primeiro entrar a história antes de liderar outras pessoas lá. Suas palavras são mais propensas a ser credíveis e memoráveis ​​se sua forma e conteúdo revelarem que elas são um trabalho de amor ".

Meus irmãos ordenaram pregar: nos esforçamos para oferecer homilias que pessoas razoáveis ​​e sensíveis achariam lindas? Isso nos interessa? Não somos obrigados a tornar-se Fulton Sheen ou São João Crisóstomo, mas não somos obrigados a criar homilias que possam ser vistas como atos dignos de adoração?

Se você já testemunhou a Mudança da Guarda no Tumba do Soldado Desconhecido no Cemitério Nacional de Arlington, não há como negar que algo solemne e importante está acontecendo. E não há como negar que os responsáveis ​​pela Mudança da Guarda acreditam que este é o evento mais importante de suas vidas. Disciplina, sacrifício, devoção, precisão, humildade e reverência marcam todos os aspectos da cerimônia. Não pode deixar de inspirar admiração. (Se você assistir o vídeo, você notará que nenhum participante desliza, usa poliéster ou tênis, ou parece que ele não pode esperar para acabar com isso).

Uma terrível falta


E as igrejas que construímos - especialmente recentemente? A arte e a arquitetura, a música, o mobiliário, os vestidos, os vasos - e especialmente o nosso comportamento - inspirarão imediatamente a admiração? Você poderia imaginar uma criança entrando em sua igreja paroquial pela primeira vez, olhando ao redor com uma maravilha de olhos arregalados e ofegante, "Deus mora aqui!"

O verdadeiro amor exige que oferecemos o nosso melhor para o amado. Podemos ter uma conversa civil sobre se estamos oferecendo o nosso melhor a Deus? E ousemos que examinemos a consciência sobre se estamos oferecendo o nosso melhor a Deus?

Quando escrevo em seguida, falarei sobre o desafio de criar crianças em uma cultura hostil. Até então, nos guiemos em oração.

Você pode ouvir o Pe. McTeigue discute esta coluna com John Harper do programa de rádio "Morning Air", aqui .

Fonte: Aleteia

Nenhum comentário:

Postar um comentário