▼
quarta-feira, 14 de junho de 2017
O Corpus Christi no Museu da Humanidade
O FERIADO DE CORPUS CHRISTI NO MUSEU DA HUMANIDADE
Dia 15 de Junho das 16 as 19 h o Museu da Humanidade inaugurará uma nova fase nas suas atividades educacionais e culturais . A partir desta data a instituição receberá o Prof Blonsom Faria que assume a pasta do Setor de Ensino e coordenara aulas, cursos e atividades educacionais para alunos e professores .
Toda essa programação será uma preparação para os cursos de extensão e de Pós Graduação que iremos organizar a partir de 2018
Para o dia 15 teremos as seguintes palestras:
1) O CORPO DE CRISTO NA HISTÓRIA DA ARTE , de Blonsom Faria
Sinopse:
O corpo de Jesus Cristo vem sendo representado de diversas maneiras na História da Arte Ocidental.
O professor e arquiteto Blonsom Faria, especialista em Arte Barroca, vai apresentar uma reflexão de como o "Corpus Christi" vem sendo apresentado nas produções artística, das narrativas estéticas de cada período e das conjecturas sociais
2) MEMENTO MORI - a ARTE DE MORRER DO EGITO AOS NOSSOS DIAS , de Claudio Prado de Mello
As reservas podem ser feitas pelo email pradodemello@hotmial.com
Fone : (21) 99188 4880
Confere-se certificados de Horas Culturais
Contribuição de RS 15,00 ( incluindo lanche ao final)
A DATA DE CORPUS CHRISTI
Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é um evento baseado em tradições católicas realizado na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes.
A Festa de “Corpus Christi” é a celebração em que solenemente a Igreja comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia; sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às nossas ruas. Nesta festa os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma. A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo.
A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta a IDADE MÉDIA ( século XIII ).
A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: "Este é o meu corpo... isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim". Segundo Santo Agostinho, é um memorial de imenso benefício para os fiéis, deixado nas formas visíveis do pão e do vinho. Porque a Eucaristia foi celebrada pela primeira vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o vinho sangue de Jesus Cristo, em toda Santa Missa, mesmo que esta transformação da matéria não seja visível.
Corpus Christi é celebrado 60 dias após a Páscoa, podendo cair, assim, entre as datas de 21 de maio e 24 de junho.
Fonte: Claudio Prado Mello
Nenhum comentário:
Postar um comentário