terça-feira, 30 de maio de 2017

Arte e Anti-arte




Mais do que fonte de prazer estético e de diversão, as artes são também um importante meio de transmissão de ideias.

Mais do que por uma mera questão de apreciação subjetiva, as artes são regidas por regras próprias e objetivas que produzem – ou não produzem – o belo.

Para o bem e para o mal, as artes são consequência, mas também instrumento, tanto de progresso quanto de decadência, não apenas individual, mas também social.

São todas essas polêmicas ideias que o I CEUC – Congresso de Estudantes Universitários Católicos de Manaus, vai discutir.

Salve Maria!

A Fraternidade São Mauro, com o apoio da Congregação Mariana de Manaus, realizará nos dias 14 a 17 de junho o I Congresso dos Estudantes Universitários Católicos com o intuito de fomentar o debate de temas doutrinários aplicados ao campo da arte, filosofia e história.

O primeiro Congresso será sobre Arte e Anti-arte e foi distribuído por temas que irão demonstrar o fundamento principal que levou a humanidade a rejeitar a beleza, a elevação e a ordem e a adorar o feio artístico, aderindo, dessa maneira, a todas as doutrinas que o incentivam.

Entre os palestrantes, estão o Revmo Pe. Edivaldo Oliveira, a Prof. Dra. Ivone Fedeli, Doutora em Literatura e em Filosofia, e a Prof. Dra. Laura Palma, doutora em História da Arte.

Conceitos como objetividade das regras artísticas e da produção do belo, importância da arte na contemplação estética e espiritual, utilização política e social da arte e a mística subjacente à Arte Moderna, serão temas discutidos nas palestras e exemplificados os numerosos exemplos audio-visuais apresentados pelos palestrantes, tudo isto embebido na espiritualidade católica.

No evento, todos os dias se rezará a Santa Missa no Rito Tradicional (Tridentino).

Inscrição, programação completa e mais detalhes podem ser conferidos no site: https://salvemaria.com.br/i-ceuc-manaus

O valor de inscrição é de R$10,00 e deverá ser levado no primeiro dia de evento.
Inscreva-se! Participe! Salve Maria!


Fonte: CM - Manaus - AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário