sábado, 9 de janeiro de 2016

Nossa Senhora de Absam




Uma das regiões mais belas da Europa Central é a região alpina do Tirol, que pertenceu ao extenso Império Austríaco. Era uma província autônoma, bem definida nos seus hábitos e costumes. A parte tirolesa austríaca faz fronteira com a Alemanha ao norte e com a Itália e Suiça ao sul. Atualmente é uma província federal em cujo território predominam as montanhas alpinas cortadas pelo rio Inn, que atravessa a sua capital: Innsbrurck. 

A paisagem tirolesa é mesmo maravilhosa e inconfundível. Absam é uma destas vilas, situada nas proximidades de Innsbrurck. Em 1797 a jovem Rosina Bucher, que vivia num lar cristão, como o da maioria da população. Ela tinha dezoito anos e cuidava dos afazeres da casa junto com a mãe, enquanto o pai e o irmão trabalhavam nas minas de sal, uma ocupação perigosa, mas uma das poucas existentes na região. Naquele ano o dia 17 de janeiro se apresentou bem típico de inverno, com o vento frio e seco cortando a neve fina que salpicava os vidros das janelas das casas. 

Ao redor das quatro horas da tarde Rosina estava bordando sentada junto a janela, quando sentiu uma sensação estranha. Logo pensou no pai e no irmão, mas seu coração se aquietou. Então olhou para fora e não viu mais nada além da paisagem branca pela neve. De repente sentiu necessidade de levantar o olhar para parte superior da janela, onde viu algumas marcas estranhas no vidro, teve a impressão de que era o contorno de um rosto de mulher. Rosina chamou sua mãe, que viu também as feições femininas naquelas manchas. Aos poucos chegaram à conclusão que era a imagem do rosto da Virgem Maria. 

Para a alegria de todos a explicação veio com a chegada do pai e do irmão de Rosina, que relatam ter escapado milagrosamente de um terrível acidente nas minas de sal, ocorrido ao redor das quatro horas da tarde. Rosina e seus familiares comunicam a notícia sobre estes fatos ao pároco de Absam. Este depois de verificar pessoalmente a suposta imagem de Nossa Senhora, no vidro da janela da casa dos Bucher, decidiu comunicar tudo ao seu Bispo. A notícia da aparição se espalhou e o lugar passou a ser visitado por toda a população. Mas o vidro precisou ser retirado para sofrer uma rigorosa investigação. Inúmeros testes foram feitos mas nada conseguiu apagar a imagem, que sempre reaparecia misteriosamente. Finalmente, as autoridades eclesiásticas declararam que os estudos científicos mostraram que a imagem possui algumas qualidades incomuns, que parecem confirmar sua origem sobrenatural. 

O vidro contendo a imagem da Virgem Maria foi emoldurado e colocado no altar lateral da igreja da paróquia de Absam. A devoção de Nossa Senhora de Absam se propagou entre os cristãos tiroleses e ultrapassou todas as fronteiras da Áustria. A sua veneração continuou a se realizar quieta e silenciosa como as montanhas vizinhas do Santuário em Absam, onde a imagem do rosto pensativo de Nossa Senhora ganha um esplendor maior e a torna mais visível na penumbra deste templo. Na celebração de sua festa no dia 09 de janeiro de 2000, Ano Santo Jubilar, o Papa João Paulo II elevou o Santuário mariano de Absam à categoria de Basílica.

Por Academia Marial
Fonte: A12

Outras imagens:




Nenhum comentário:

Postar um comentário