terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Don Vicenzo Gatti, uma vida para a arte sacra (Itália)


Uma das últimas fotos de Don Vincenzo Gatti, enquanto ajudado por alguns amigos para até sua amada igreja de San Pietro


O padre Milanese morreu no último domingo, 27 de dezembro em Civate, onde por um longo tempo supervisionou a recuperação do complexo românico de San Pietro al Monte. Membro da "Família Beato Angélico", escreveu livros importantes sobre a arte cristã e liturgia.


Don Vincenzo Gatti

Um belo retrato de Don Vincenzo Gatti assinado por Chiara Castagna


No domingo, 27 de dezembro, em Civate morreu aos 80 anos Don Vincenzo Gatti, presidente da Associação "Amigos de San Pietro al Monte".

A ele devemos a revitalização do extraordinário complexo medieval: um projeto que ele acreditava há 40 anos, e havia envolvido um grande número de amigos e voluntários. O padre, natural de Cassano d'Adda, cerca de um ano ele foi hospitalizado na Casa dos Cegos em Civate.

Don Vincenzo foi um membro da Família Beato Angelico de Milão e professor na mesma fundação. A Arte era a sua paixão e são vários seus estudos sobre a arte cristã e liturgia. Por seus esforços em San Pietro al Monte, em 2014 foi premiado com a "Rosa Camuna" da Região da Lombardia.

"Era uma pessoa especial, o nosso guia por 40 anos - disse em nome da associação Amigos de São Pedro, agora presidente, Serafino Castagna - também foi uma pessoa em posição de autoridade, um líder que poderia tomar decisões e, ao mesmo tempo ele gostava de se cercar de pessoas simples , em particular aqueles que em San Pietro foram trabalhar. Ele os chamou de "meu povo". Embora nos últimos tempos já não podia subir a montanha, ele sempre olhou intensamente de sua janela. "

E em San Pietro al Monte Don Vincenzo Gatti especificamente pediu para ser enterrado. "Já se iniciou o procedimento para garantir que o seu desejo se torne realidade; San Pietro al Monte já detém os restos dos antigos Padres, os abades do mosteiro: Don Vincenzo definitivamente merece reconhecimento similar ", disse o prefeito de Civate, Baldasse Mauri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário