quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Prefeitura de Ouro Preto recupera a Capela de Nossa Senhora das Dores, em Cachoeira do Campo



A população cachoeirense comemora mais uma conquista para o patrimônio cultural do distrito. Começou no último dia 3 de agosto de 2015 a restauração da Capela de Nossa Senhora das Dores. A obra é realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio, com recursos próprios através do Fundo de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural (Funpatri).

A primeira etapa custará quase meio milhão de reais (R$ 454.687,00) e deve terminar em oito meses. Nesta fase, serão realizadas a revisão e recuperação do telhado, incluindo a colocação de manta; a restauração do piso de tijoleira, da pintura interna e externa; a recuperação das esquadrias, alvenarias, cantarias, do muro do cemitério e do sino. O piso ao entorno da capela também será recuperado e realinhado. Toda a rede elétrica será trocada e também será instalado um sistema de para-raios. Além disso, será feita a substituição do forro da sacristia e a colocação de um novo sistema de sonorização.

A segunda etapa envolverá a restauração da pintura dos forros, dos altares, dos bancos e das imagens sacras.

O coordenador do Conselho de Pastoral de Cachoeira do Campo, Rodrigo Gomes, explica que a última reforma realizada na Capela aconteceu na década de 1980, na qual foi restaurado o forro do teto. De acordo com ele, a comunidade de Cachoeira do Campo solicitou o projeto da atual reforma devido à grande necessidade de uma recuperação total que conserve o patrimônio e dê segurança para que as pessoas possam frequentar o ambiente.

Rodrigo comenta que essa obra foi muito esperada pela comunidade, porque “é uma igreja muito querida por todos e é o nosso bem maior. Nosso bairro cresceu ao redor da Igreja de Nossa Senhora das Dores, e quando se inicia uma obra como essa, a comunidade se sente feliz e fica curiosa a respeito do que está sendo feito”

A secretária municipal de Cultura e Patrimônio de Ouro Preto, Elizângela Mazzoni, considera que a revitalização da Capela é “uma obra com grande importância histórica e cultural para Ouro Preto e principalmente para Cachoeira do Campo, pois é uma construção erguida no século XVIII, que tem uma longa história e merece ser preservada. Essa é uma obra muito esperada pela população”.

A Capela foi tombada pelo Município em 2010. O imóvel pertence à Arquidiocese de Mariana e é vinculada à Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, de Cachoeira do Campo. Apesar de bastante conhecida pela população por "igreja", a denominação correta é "capela", como consta no processo de tombamento.

Ela fica localizada na Rua Nossa Senhora das Dores, S/N, Bairro Santa Luzia, em Cachoeira do Campo.

Fotos: Divulgação ASCOM/PMOP

Nenhum comentário:

Postar um comentário