quarta-feira, 14 de outubro de 2015

O comovente cântico evoca a perda e a tragédia, mas, especialmente, a fé e a esperança


Por ZOE ROMANOWSKY

Uma jovem mulher armênia canta espontaneamente a oração “Senhor, tende piedade” na igreja da Santa Cruz, situada na ilha Akdamar, no lago Van, leste da Turquia. Concentrada no ícone da Santíssima Virgem, ela mal se dá conta do resto do público e eleva com sua voz angelical uma fervorosa oração a Deus.


A igreja da Santa Cruz era uma catedral medieval dos armênios antes do genocídio cometido pelos otomanos em 1915. Hoje abandonada, a igreja passou décadas sem ser usada após aquele trágico episódio. Ao saber que ela estava prestes a ser demolida em 1951, o escritor e jornalista Yasar Kemal apelou para os seus contatos e ajudou a evitar a destruição. O local se tornou atração turística e, em 2005, a estrutura foi fechada aos visitantes para ser totalmente restaurada. Hoje é um museu turco. Para muitos, porém, como para esta jovem cristã armênia, a igreja da Santa Cruz continua sendo um lugar sagrado.

“Chegue a minha oração às tuas mãos como o incenso, o levantar das minhas mãos como a oferenda da tarde!” – Salmo 141, 2


Fonte: Aleteia (publicado em 07/10/2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário