terça-feira, 15 de setembro de 2015

Basílica da Penha entra para o Recife Sagrado



Projeto da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife garante visitação guiada nos principais templos católicos da cidade. (Foto: Carlos Augusto/ PCR)

Localizada na Praça Dom Vital, no bairro de São José, a Basílica Nossa Senhora da Penha entra para o rol de igrejas contempladas pelo Recife Sagrado, a partir desta terça-feira (15). O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, e apresenta a visitantes e recifenses os tesouros guardados por um dos mais ricos conjuntos da arquitetura sacra do País.

Com o Recife Sagrado, qualquer pessoa que chegar à Basílica da Penha, na segunda-feira (das 8h às 16h) ou entre a terça e a sexta-feira (das 8h às 17h), para conhecer seu aspecto histórico e arquitetônico contará com guias que oferecerão informações sobre a igreja, sua história e sua arquitetura. A inserção da Basílica da Penha no projeto foi idealizada a partir da parceria da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife com a Ordem dos Capuchinhos (Província de Nossa Senhora da Penha do Nordeste do Brasil).

O Recife Sagrado já é sucesso nas igrejas Madre de Deus, Capela Dourada, Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos do Recife, Basílica de Nossa Senhora do Carmo e Santa Tereza D’Ávila da Ordem Terceira do Carmo. Em cada um desses templos, duplas de estudantes de Turismo, História, Museologia e Arquitetura se revezam nos dois expedientes para apresentar aos visitantes a liturgia e os aspectos históricos desses monumentos arquitetônicos e acervos riquíssimos. Ao todo, 23 estudantes foram treinados pela Secretaria de Turismo e Lazer para prestar esclarecimentos ao público. A maioria deles é fluente em inglês.

Lançado em novembro do ano passado, o Recife Sagrado já atendeu 29.838 pessoas, sendo 25.167 de nacionalidade brasileira (entre pernambucanos e pessoas de outras cidades e estados) e 4.671 estrangeiros.


Igrejas do Recife Sagrado

Basílica Nossa Senhora da Penha
Visitação: Segunda, das 8h às 16h, e terça a sexta-feira, das 8h às 17h
Praça Dom Vital, s/n São José, Recife

Igreja Madre de Deus
Rua Madre de Deus, s/n – Bairro do Recife
Visitação: Terça a sexta, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h; Domingo, das 8h30 às 12h.

Capela Dourada
Rua do Imperador Dom Pedro II, s/n – Santo Antônio, Recife
Visitação: Segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h; Sábado, das 8h às 11h30

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos do Recife
Rua Estreita do Rosário, s/n – Santo Antônio, Recife
Visitação: Segunda a sexta, das 8h30 às 16h

Basílica de Nossa Senhora do Carmo
Praça do Carmo, s/n – Santo Antônio, Recife
Visitação: Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h;

Igreja Santa Tereza D’Ávila da Ordem Terceira do Carmo
Pátio do Carmo, s/n – Santo Antônio, Recife.
Visitação: Segunda a Sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Nenhum comentário:

Postar um comentário