quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Inaugurado Museu de Arte Sacra na Matriz de Arronches (Portugal)


DSCN4723
Concluída a restauração do espólio pertencente à paróquia do Concelho, foi no segundo dia de agosto de 2015 inaugurado o Museu de Arte Sacra de Arronches, localizado no Coro da Matriz da vila.

Perante uma repleta Igreja Matriz, foi inaugurado no último domingo, dia 2 de agosto de 2015, depois da habitual eucaristia dominical, o Museu de Arte Sacra de Arronches. Depois da assinatura do protocolo, que teve lugar em dezembro de 2013, os últimos meses foram de intenso trabalho, quer na limpeza e preparação do espaço, que se localiza no coro da Igreja Matriz (por cima da entrada principal), quer na recuperação das peças, cujo elevado estado de deterioração exigia o maior dos cuidados na hora do tratamento do material, preservando a sua beleza e, ao mesmo tempo, os traços originais, respeitando o trabalho de décadas e séculos.

Ao descerrar da placa que marca o início desta nova era no coro da igreja, seguiram-se algumas palavras dirigidas aos presentes pelo Padre da Paróquia de Arronches, Fernando Farinha, pela Presidente do Município de Arronches, Fermelinda Carvalho e por D. Antonino Dias, Bispo da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, que presidiu à cerimónia.
Fernando Farinha, visivelmente emocionado, destacou a "exemplar" atitude do Município de Arronches, na pessoa da Presidente, que apoiou incondicionalmente o projeto, cuja concretização é a realização de um desejo do pároco de Arronches desde o momento em chegou ao concelho e teve acesso ao espólio da paróquia, cujo elevado estado de degradação motivou uma exaustiva recuperação, sendo agora digna de estar exposta e à vista de todos aqueles que visitem o museu.

Por sua vez, Fermelinda Carvalho fez questão de agradecer ao Padre Fernando Farinha, o grande impulsionador da obra, a sua vontade em recuperar o património agora em exibição, que decerto muito agradará às gentes arronchenses, um povo já de si religioso e que terá neste projeto mais um motivo de orgulho. Agradeceu também a quem pensou o espaço, nas pessoas de Emília Costa, Lúcia Costa e Leandra Vasconcelos, bem como a todos os funcionários do Município que contribuíram para a conceção do museu.

A finalizar, D. Antonino congratulou a Paróquia e o Município, não só pela obra, mas também pela manutenção da Igreja Matriz, que é, na sua opinião, quase "uma catedral", referindo também o seu agrado pela boa recuperação das peças.

Seguiu-se então uma visita, separada por grupos, dada a reduzida área do coro, mas ficou desde já o convite para o regresso daqueles que não tiveram oportunidade de visitar o museu. A visita contou com as oportunas explicações de Emília Costa e de Leandra Vasconcelos que ajudaram a perceber alguns pormenores relacionados com o conteúdo e disposição daquele que é agora o Museu de Arte Sacra de Arronches.

De salientar ainda a presença na assistência do restante executivo do Município, nas pessoas do Vice-Presidente, João Crespo e dos vereadores, José Bigares e Gil Romão, bem como do Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, Armando Varela Presentes estiveram ainda os presidentes da Juntas de Freguesia do Concelho e o Presidente da Assembleia Municipal de Arronches.

Nenhum comentário:

Postar um comentário